

Banco de Terras de Guimarães atribui os primeiros terrenos esta sexta-feira
Banco de Terras de Guimarães é um instrumento que permite combater a desertificação e desordenamento do solo e da paisagem de Guimarães.
No âmbito da Incubadora de Base Rural de Guimarães, decorrerá esta sexta-feira, 14 de dezembro, às 10h00, no Salão Nobre do Município, a sessão pública para atribuição de terrenos inscritos no Banco de Terras de Guimarães a empreendedores que pretendem arrendar terra e instalar o seu negócio agrícola.
O Banco de Terras de Guimarães é um instrumento pioneiro em Portugal que permite, por um lado, combater a desertificação e desordenamento do solo e da paisagem de Guimarães e, por outro lado, gerar rentabilidade a proprietários de terrenos abandonados ou sem utilização, arrendando-os a novos empresários que deles necessitem. A Câmara Municipal de Guimarães atua como promotora e intermediária, sendo esta sessão de atribuição o culminar do processo.
Nesta sessão pública, os empreendedores selecionados poderão escolher os terrenos pretendem arrendar e, dessa forma, darem início à implementação dos seus planos de negócios, elaborados com o apoio da Incubadora de Base Rural.
A Incubadora de Base Rural de Guimarães é um serviço de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo nas áreas da agricultura, agroindustria, serviços conexos e tecnologia aplicada ao meio rural, entre outros, que visa promover o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo no concelho de Guimarães.