

Mensagem de Natal 2018 do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
Feliz Natal!
Caros Vimaranenses,
Estamos no Natal. Os católicos celebram o nascimento de Jesus Cristo, mas, para todos, é uma época de festa. Natal é também época de encontro, de ruas iluminadas e de celebração coletiva. Em 2018, para além das já tradicionais iluminações nas principais ruas da cidade, da árvore de Natal que embeleza o Toural e da música que anima as ruas da cidade, decidimos proporcionar-vos um Mercado de Natal e várias iniciativas culturais que promovem o convívio entre todos os Vimaranenses. Uma programação que começou no dia 1 de dezembro e que só acabará em 8 de janeiro no novo ano. Guimarães é, assim, durante mais de um mês, uma Cidade Natal.
Mas Guimarães é, sê-lo-á sempre, a “Cidade Natal”. É cá que celebramos, cada ano, a Fundação de Portugal. Somos terra do Primeiro Rei - Afonso Henriques -, de conquistas, de sentimento de pertença intensamente assumido. As nossas raízes estão presentes em cada momento vivido. Seja no património histórico edificado, exemplarmente reabilitado, que é Património Cultural da Humanidade, seja na imaterialidade que caracteriza a nossa cultura e a nossa gente. Sabemos receber e temos orgulho na nossa cidade. Respiramos História, mas temos os olhos sempre postos no Presente e o pensamento no Futuro. Vivemos uma contemporaneidade que nos deve orgulhar. Apostamos na Cultura, na Educação, no Desenvolvimento Económico e na Coesão Social. Apostamos na Equidade e na Solidariedade. Apostamos na Sustentabilidade Ambiental. Guimarães é uma História feita Futuro.
Mas o melhor de Guimarães são os Vimaranenses. Se é verdade que é no Natal que ficamos mais sensibilizados para as questões solidárias, saibamos, a partir da generosidade que caracteriza o povo vimaranense, colocar em prática um verdadeiro espírito de comunidade que possa ter continuidade no dia a dia, no futuro de um território que queremos coeso, fraterno e atento às desigualdades que urge erradicar. O Natal junta-nos, aproxima-nos e envolve-nos. É, muitas vezes, quando nos encontramos com os familiares mais distantes que partilhamos as saudades, as memórias, e as ambições para o futuro. O Natal, expressão maior de sentimento religioso, encerra em si valores universais que unem toda a humanidade. Valores universais que contribuem para um mundo melhor, mais solidário e feliz.
Saibamos fazer do espaço público o ponto de encontro de todos os Vimaranenses e, com isso, a sala de visitas para todos os que nos procuram nesta época natalícia. Com o espírito solidário que nos caracteriza, celebremos o Natal em Guimarães, a Cidade Natal, hoje e sempre, de todos os portugueses.
Feliz Natal para todos!
Domingos Bragança
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães