
Guimarães acolhe abertura da 11.ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous
Entre os dias 16 e 19 de julho de 2025, Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão acolhem a 11.ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, com mais de uma dezena de espetáculos a percorrerem as principais praças e ruas das quatro cidades do Quadrilátero.
A cidade de Barcelos acolheu a apresentação da edição de 2025 do festival de circo contemporâneo Vaudeville Rendez-Vous. Os quatro municípios estiveram representados pelos seus autarcas, Miguel Oliveira, vereador da cultura do Município de Guimarães, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, Maria Elisa Braga, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Pedro Oliveira, vereador da cultura de Câmara Municipal de Famalicão.
Em 2025, a organização propõe uma ideia de ciclo com um impulso criativo e de reinvenção, numa fase em que o festival inicia uma nova década. A programação deste ano conta com 11 espetáculos, seis estreias nacionais, 28 apresentações nas diferentes cidades e ainda ações de mediação com o público, entre masterclasses, sessões de pitching e workshops.
Guimarães será a cidade responsável por abrir este ano o festival, com o espetáculo La Bande à Tyrex, uma peça prevista para acontecer no recinto da Feira Semanal, que utiliza a bicicleta como instrumento coletivo repleto de acrobacias e música ao vivo. Bruno Martins e Cláudia Berckley, responsáveis pela programação e pelo Teatro da Didascália, referem ainda que esta proposta pode ser o mote para a circulação de públicos e de peças do melhor circo contemporâneo de Portugal e da Europa entre as quatro cidades minhotas.
A cidade-berço acolhe ainda a estreia de Nkama, uma peça de Dimas Tivane que apela à memória e à tradição como territórios vivos, na Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança, e também o humor negro da companhia Marcel et Ses Drôles de Femmes com Masacrade, e Homenaja da artista catalã Sílvia Capell, com uma história “de morta” para celebrar a vida utilizando o mastro chinês.
Também as produções nacionais estão em destaque nesta edição de 2025 do Vaudeville Rendez-Vous. Un Partie de Soi, do artista João Paulo Sousa, radicado em França, e a dupla Alan e Alvin, cujos percursos se cruzaram no INAC, em Famalicão, estão também previstos para a agenda do festival em Guimarães.
Todos os espetáculos contam com entrada livre, havendo sempre limitação aos lugares disponíveis. Todo o programa pode ser consultado através dos canais oficiais do Festival Vaudeville Rendez-Vous.