
Guimarães apresenta programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2025
Foi apresentado ontem, em conferência de imprensa, o programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2025, que se realizam entre os dias 25 de julho e 4 de agosto, afirmando-se como um dos momentos mais emblemáticos de celebração cultural e popular do concelho de Guimarães.
A sessão de apresentação contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Miguel Oliveira, vereador da Cultura e presidente da Direção d’A Oficina, José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, Hugo Tavares, da direção executiva d’A Oficina, Catarina Pereira, Diretora Artística de Artes Tradicionais d’A Oficina, e João Sottomayor, em representação da Cooperativa Agrícola de Guimarães.
Durante a apresentação, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, sublinhou o valor simbólico e identitário das festividades: “Nos últimos anos, as festas Gualterianas e as de 24 de junho (Dia Um de Portugal) foram reforçadas financeiramente porque são pilares da nossa identidade. Mas mais importante do que o investimento é o envolvimento. Queremos que todos participem. As festas Gualterianas são um cartaz nacional, mas queremos que cresçam de dentro para fora, como expressão genuína do que é ser vimaranense.”
As festividades iniciam-se a 25 de julho, às 18h00, com a abertura da XXVII Feira de Artesanato, que decorre no Jardim da Alameda de São Dâmaso até ao dia 4 de agosto, reunindo artesãos de várias regiões do país, do Norte ao Centro, com oficinas e momentos de partilha do saber-fazer tradicional.
Um dos momentos mais aguardados é o regresso da Batalha das Flores, que promete encher as ruas da cidade de cor, alegria e criatividade. A este destaque juntam-se muitos outros momentos imperdíveis, como o Festival Internacional de Folclore, Cantares ao Desafio, Desfile de Grupos de Bombos, Feira do Gado e da Pecuária, Noites de Fado, Desfile de Charretes Antigas e a Majestosa Procissão de S. Gualter, entre tantos outros.
O palco do Largo do Toural volta a ser o epicentro musical das festas, com um cartaz que reúne grandes nomes da música nacional. No dia 1 de agosto, António Zambujo convida o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, a 2 de agosto sobe ao palco Carolina Deslandes com os convidados Agir e Rita Rocha. No dia seguinte, 3 de agosto, Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro apresentam um concerto imperdível com a Banda Musical de Pevidém.
O tradicional Desfile da Marcha Gualteriana, marcado para o dia 4 de agosto, contará com a participação de nove carros alegóricos, com temáticas como a Cidade, Criança, S. Cipriano, Camilo Castelo Branco, Capital Verde Europeia, Café Oriental, Super Mário, os 15 anos da Vitrus e Guimarães, passado, presente e futuro. De acordo com José Pontes, poderá ainda haver uma “surpresa especial” para encerrar o desfile com entusiasmo renovado.
Miguel Oliveira, vereador da Cultura, manifestou o seu agrado pelo trabalho desenvolvido na construção do programa deste ano, destacando a diversidade da proposta cultural: “Esforçamo-nos por acrescentar novas camadas a um programa diversificado, com música de diversas formas, com concertinas, cantares ao desafio, folclore, fado, DJs… muita música desde a Avenida Alfredo Pimenta ao Largo República do Brasil, passando por muitas praças da nossa cidade. Acreditamos que, desta forma, conseguimos retratar a verdadeira dimensão que estas Festas representam para a cidade.”
As Festas da Cidade e Gualterianas 2025 prometem, mais uma vez, tornar Guimarães num palco privilegiado de celebração da sua identidade cultural, da participação comunitária e do dinamismo artístico que marcam a alma vimaranense.
A organização, composta uma vez mais por várias entidades locais, convida à participação de todos os vimaranenses, numa altura também propícia ao regresso dos emigrantes, em época de férias. O calendário das festas poderá em breve ser consultado na plataforma digital Em Guimarães.