Guimarães ilumina-se para o Natal com luz, magia e envolvimento da comunidade
Roda Gigante, Pista de Gelo e Carrossel Parisiense juntam-se à magia natalícia, com prémio Disneyland e envolvimento da comunidade
De 30 de novembro até ao Natal, Guimarães vestirá luz e magia, com sete milhões de LEDs a desenhar um cenário único em mais de quarenta ruas e monumentos. A cidade oferece dezenas de atrações e uma programação pensada para envolver a comunidade e impulsionar o comércio local.
A apresentação do Guimarães Cidade Natal decorreu, hoje, nos Antigos Paços do Concelho, com a presença da vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, que sublinhou a importância do envolvimento da comunidade nesta iniciativa. "Houve aqui um cuidado especial em envolver a comunidade, traduzido na programação e na estratégia reforçada de colaboração com as associações e comerciantes locais. Queremos que este investimento se traduza numa dinâmica real para o comércio, a restauração e todos os agentes locais. É essa a nossa missão: criar um programa que valorize Guimarães e que seja vivido por todos", afirmou Isabel Ferreira, acrescentando que esta é apenas a primeira fase da programação dedicada ao Natal, até dia 24 de dezembro, sendo que, em breve, será anunciada a agenda para a celebração da passagem de ano e para as tradicionais Janeiras.
Este ano, Guimarães ilumina-se com cerca de sete milhões de luzes LED, colorindo mais de quarenta ruas, praças, igrejas e monumentos, numa aposta que alia beleza à dinamização económica. A magia natalícia será reforçada por atrações como a Roda Gigante no Parque das Hortas, a Pista de Gelo no Largo Condessa do Juncal, o Carrossel Parisiense, a Árvore Gigante e a Casa do Pai Natal no Largo do Toural, bem como o Comboio de Natal e o Mercado de Natal, na Alameda de São Dâmaso, e ainda a Tenda Encantada de Natal no Largo Conde de Arnoso.
A programação, apresentada e detalhada por Paulo Covas, técnico da Cultura e Turismo da autarquia, inclui também um conjunto alargado de concertos, animação de rua e atividades culturais, criando um ambiente festivo para as famílias, jovens e visitantes. Entre as novidades destacam-se, ainda, a componente de gamificação, que permitirá aos participantes interagir com a Cidade Natal através de uma aplicação e habilitar-se a ganhar uma viagem à Disneyland Paris.
Na conferência foram também lançadas as hashtags oficiais do evento: #NatalEmGuimarães e #GuimarãesComercioQueBrilha são as palavras que desafiam e incentivam a partilha – em fotografias e vídeos - de todos os momentos vividos pelos Vimaranenses na cidade e a promoção do comércio tradicional, nesta época natalícia.
"Queremos que cada visitante sinta que Guimarães é uma cidade inclusiva e preparada para acolher todos com conforto e segurança", sublinhou Paulo Covas destacando, também, a aposta na acessibilidade. Para isso, foram criadas condições que garantem uma verdadeira inclusão: rampas nos principais equipamentos, cabines adaptadas na Roda Gigante, casa de banho adaptada, sinalização com pictogramas para comunicação universal e horários de menor estimulação sensorial para pessoas com perturbações do espectro do autismo. A estratégia contempla, ainda, lugares de estacionamento reservados e interpretação em Língua Gestual Portuguesa na inauguração oficial, assegurando que ninguém fica de fora desta celebração.
O investimento municipal para esta edição ascende a 135.200 euros na iluminação, 196.200 euros em equipamentos de diversão e 270.600 euros na programação e Mercado de Natal, complementados por concertos e animação.
Com esta estratégia, Guimarães Cidade Natal afirma-se como um projeto que une tradição e inovação, transformando a cidade num palco de luz e magia. Mais do que um programa festivo, é um convite à celebração, à partilha e ao apoio ao comércio local, garantindo que cada momento vivido contribua para uma experiência inesquecível e para uma dinâmica que beneficia toda a comunidade.
A iniciativa é organizada pelo Município de Guimarães, com a colaboração de instituições e entidades que enriquecem a programação e reforçam o espírito coletivo, como A Oficina, Centro Juvenil de São José, Irmandade de São Crispim e São Crispiniano, Arciprestado de Guimarães e Vizela, Paróquia de São Tiago de Ronfe, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Curtir Ciência, Venerável Ordem Terceira de São Francisco e Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
