
O Verão em Guimarães vive-se com cultura, festa e tradição
Guimarães está a viver um verão com uma programação vibrante, que se estende por todo o concelho. Milhares de pessoas têm marcado presença nas dezenas de eventos que animaram a cidade nas últimas semanas.
As celebrações do Dia Um de Portugal deram início ao verão, com milhares de visitantes a passarem por Guimarães por esses dias. Nesse mesmo fim-de-semana, o CAAA inaugurou a exposição Trees Outside the Academy, patente até ao dia 9 de agosto. O Peninsulares 2025 – 5.ºs Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea estabeleceram uma ligação criativa entre Guimarães e Pontevedra em torno da arte têxtil contemporânea.
A programação estende-se também à Montanha da Penha, com o ciclo O Verão é na Penha, que leva música e animação a este emblemático espaço natural ao longo de toda a estação. O mês de julho contou ainda com mais uma edição do Sunset Praça, que fez vibrar o Largo do Toural com música, muito público e boa disposição, e com o Guimarães Allegro, que celebrou 10 anos da Festa da Música Erudita. Já na Praia Fluvial de Barco, o Rock in Barco 2025 animou as margens do rio com sons rock e alternativos, enquanto o Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous encheu as ruas com o melhor da arte circense contemporânea.
Mas o Verão em Guimarães ainda vai a meio, e há muito para viver nas próximas semanas.
Este fim de semana, o já esgotado Festival Rock no Rio Febras leva muita música, animação e solidariedade à Quinta da Ponte, em Briteiros. Logo a seguir, a cidade mergulha nas Festas da Cidade e Gualterianas, de 25 de julho a 4 de agosto, com uma programação que cruza tradição, música e espetáculo.
A iniciativa Museu à Noite continua a abrir as portas do Museu de Alberto Sampaio até às 24h00, com “Pedra Pedra Madeira Madeira”, do escultor Paulo Neves.
No início de agosto, o Festival L’Agosto traz sonoridades alternativas ao jardim do Museu de Alberto Sampaio. O mês continua com o Fest’in Folk Corredoura, com a cultura folk a animar diversos palcos da cidade, e com o Festival de Música Clássica, entre 11 e 16 de agosto. A atividade cultural de agosto encerra na Montanha da Penha com mais uma edição do Vai-m’à Banda, que leva música ao sabor das tascas.
Em setembro, o Festival Manta marca a reentré cultural nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, antecipando as celebrações do 20.º aniversário do CCVF, a 17 de setembro. No mesmo fim de semana, de 19 a 21 de setembro, a Zona de Couros comemora o 2.º aniversário do seu reconhecimento como Património Mundial pela UNESCO.
São muitos os motivos para visitar Guimarães este verão. A programação completa pode ser consultada na agenda cultural Em Guimarães. O Verão é em Guimarães.