

Oficinas de Férias de Natal proporcionam contacto com áreas artísticas
Inscrições abertas para as oficinas artísticas, dirigidas a maiores de 6 anos de idade, que decorrem de 19 a 22 de dezembro (10h e 15h) na Casa da Memória de Guimarães, no Espaço Oficina, no CIAJG e no CCVF
Neste momento de pausa das atividades escolares que acompanha a época natalícia, A Oficina desafia os mais novos a conhecer a Vitamina D, um projeto de desenvolvimento de laboratórios de criação e experimentação artística nas áreas das artes performativas, artes visuais e movimento, fotografia e performance, poesia e imagem, etc. É sabido que as férias servem – e bem – para não se fazer nada, mas também servem para fazer tudo. Que nas férias o tempo é maior do que o tempo que acompanha à escola e leva de volta a casa na azáfama do dia a dia. Nas férias é possível ter tempo para fazer coisas de que se gosta, mas também para descobrir outras que nem sabíamos que iríamos gostar. E nesta época com menor propensão à exposição solar, esta Vitamina D vem mesmo a calhar para carregar os níveis de inspiração, criatividade e descoberta dos mais novos.
Esta viagem de descoberta artística inicia-se na Casa da Memória de Guimarães no dia 19 de dezembro, segunda-feira, com o Laboratório de Poesia e Imagem orientado pelo artista visual, fotógrafo e poeta Rui Dias Monteiro. “O futuro continua” é o verso-frase-motor da pesquisa deste dia. O ponto de partida será a mostra de papéis e pequenos restos de objetos recolhidos na rua, seguindo-se a escrita de poemas narrativos a partir deles. Serão propostos vários exercícios, ora a partir de movimentos, ora de detalhes do passado, presente e futuro de cada um dos participantes no laboratório. Todas as referências partirão de gestos poéticos, de forma a criar possibilidades que permitam a prática de tentar, errando melhor.
O laboratório seguinte acontece logo na terça-feira (20 dezembro) no Espaço Oficina e dedica-se ao Teatro – não fosse esta a principal base de operações da companhia Teatro Oficina. Neste laboratório, o ator e criador Óscar Silva propõe estimular a criação cénica através da interpretação do texto teatral. Aqui serão oferecidas ferramentas básicas para o ator criar e explorar diferentes contextos, conceitos e linguagens cénicas. Os textos dramáticos, de várias naturezas, servirão como ponto de partida de todo o trabalho que culminará num exercício de apresentação.
Prosseguindo sem receios neste roteiro de experimentação artística, a quarta-feira (21 dezembro) leva-nos até ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães para um estimulante Laboratório de Fotografia e Performance dirigido pelo artista pluridisciplinar Nuno Leão. Neste laboratório irão ser criadas várias imagens com os respetivos corpoa, o espaço e os objetos que irão rodear os participantes. Inspirados pelos trabalhos “One Minute Sculptures” de Erwin Wurm e “Bodies in urban spaces” de Willi Dorner, propõe-se experimentar a criação de várias esculturas vivas e nunca antes imaginadas. No final do dia será criado um álbum com estas imagens repletas de corpos mutantes.
O último Laboratório destas Oficinas de Férias de Natal tem lugar no Centro Cultural Vila Flor a 22 de dezembro (quinta-feira) e é dedicado ao Movimento e às Artes Plásticas. Com a orientação da atriz e criadora Ana Gil, levantam-se reflexões e espoletam-se soluções criativas, tal como seria uma possível linha do nosso movimento, traçada em linha reta, ondulante ou em zig zag, e que cor teria. Neste laboratório vai descobrir-se e explorar como o movimento pode influenciar a forma como desenhamos. Livremente e em grupo vai desenhar-se a diferentes ritmos, na companhia de música ou em silêncio, com uma ou duas mãos, a saltar e a rodar será lançado o desafio de criar um desenho coletivo resultado desta experiência.
Todas as oficinas decorrem durante todo o dia e são divididas por dois momentos - um de manhã (início às 10h) e outro de tarde (início às 15h). As inscrições correspondem a cada um dos dias e incluem o período da manhã e o da tarde, podendo ser realizadas pelo valor de 2 euros por participante, com mais de 6 anos de idade, mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do tel. 253424716.
Com produção da Terceira Pessoa e produção executiva de Bruno Esteves e Rita Boavida, este projeto tem como parceiro institucional a República Portuguesa – Ministério da Cultura e tem a direção artística de Ana Gil e Nuno Leão, os quais operam artisticamente na companhia de Óscar Silva e Rui Dias Monteiro.
Notícias relacionadas
-
Teatro Oficina apresenta nova direção artística com Bruno dos Reis ao leme e convida para "a nossa primeira conversa"
Teatro Oficina apresenta nova direção ...
13 Jan 2025 -
Que corpos e que mulheres são estas em “Pérola Sem Rapariga”, de Zia Soares, no Centro Cultural Vila Flor
Que corpos e que mulheres são estas em “Pérola ...
11 Mar 2024 -
Westway LAB 2024 abre-nos os sentidos e as pistas de descolagem de 10 a 13 de abril em Guimarães
Westway LAB 2024 abre-nos os sentidos e as ...
01 Mar 2024 -
Rui Horta e Micro Audio Waves regressam para apresentar a sua nova aventura conjunta, num dia em que a dança e a música atraem toda a família até ao CCVF
Rui Horta e Micro Audio Waves regressam para ...
26 Fev 2024