

Programação do Guimarães Jazz estende-se à cidade e marca presença nas escolas
São 13 concertos em dez dias consecutivos, algo que acontece pela primeira vez na história deste festival.
O Guimarães Jazz decorre de 8 a 17 de novembro, com um programa recheado e onde se destaca uma abertura à Cidade e à comunidade vimaranense. Estão programadas iniciativas que, durante este período, se estendem por vários pontos da cidade, com Jam Sessions e momentos de animação de alguns espaços comerciais. Pela primeira vez, o Guimarães Jazz marca presença também nas escolas da Cidade, com iniciativas a decorrerem nos maiores intervalos da parte da manhã.
“Este programa tem muito daquilo que são as marcas da política cultural do Município, com uma programação cuidada, mas que complementa essa programação com a dinâmica formativa, a dinâmica de criação e residência”, salientou Paulo Lopes Silva, adjunto da Vereadora da Cultura. Através desta abertura à comunidade, foi realçado as iniciativas nas escolas e também sessões em vários espaços públicos e comerciais.
Desta forma, pretende-se que a constante presença da música na cidade e na agenda dos espetadores, em relevo para os mais jovens, contribua para a aproximação dos músicos às pessoas.
O diretor artístico do Guimarães Jazz, Ivo Martins, realçou a estratégia assente em “novos projetos” e aposta em “artistas em ascensão” na certeza de que serão projetados no panorama internacional, configurando o nome de João Barradas, que atua na terça-feira (13 de novembro), neste contexto.
Há uma expetativa em “quebrar rotinas”, mas sem perder a matriz de notariedade de um evento considerado “património da cidade”, segundo Paulo Lopes Silva.
Entre os concertos programados, destacam-se três nomes incontornáveis da história mais recente do jazz: o contrabaixista Dave Holland, o trompetista Dave Douglas e o também trompetista, compositor e arranjador Steven Bernstein.
Na conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 24 de outubro, ficou patente que um dos traços mais marcantes do Guimarães Jazz é a atenção prestada à nova geração. Neste caso, destaque para dois nomes emergentes oriundos de Chicago: o trompetista Marquis Hill e o contrabaixista Matt Ulery, que, além do concerto com o projeto Delicate Charms, orientará as oficinas de faz e as Jam Sessions e dirigirá a Big Band e o Ensemble de Cordas da ESMAE.
Os bilhetes já se encontram à venda, com destaque para os descontos em cartão jovem/estudante e mais de 65 anos, no âmbito da promoção de Cultura para Todos. Mas também existem passes gerais ou de três dias, por forma a cativar a permanência daqueles que visitam Guimarães.
PROGRAMA
QUINTA 08 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 AZIZA featuring Dave Holland, Chris Potter, Kevin Eubanks and Eric Harland
SEXTA 09 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 Marquis Hill Blacktet
SÁBADO 10 NOVEMBRO CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 18H30 Pablo Held Trio
SÁBADO 10 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 Steven Bernstein's Millennial Territory Orchestra with Catherine Russell
DOMINGO 11 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 17H00 Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE dirigida por Matt Ulery
DOMINGO 11 NOVEMBRO CIAJG / BLACK BOX / 21H30 Projeto Guimarães Jazz / Porta-Jazz
SEGUNDA 12 NOVEMBRO CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 21H30 David Helbock's Random/Control
TERÇA 13 NOVEMBRO CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 21H30 João Barradas “Own Thoughts From Abroad” com Greg Osby
QUARTA 14 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 Orquestra de Guimarães com Léa Freire Quarteto “Cartas Brasileiras”
QUINTA 15 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 Dave Douglas UPLIFT featuring Jon Irabagon, Mary Halvorson, Rafiq Bhatia, Bill Laswell & Ches Smith
SEXTA 16 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 Avishai Cohen Quartet
SÁBADO 17 NOVEMBRO CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 18H30 Matt Ulery's Delicate Charms
SÁBADO 17 NOVEMBRO CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30 The Mingus Big Band
Notícias relacionadas
-
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição afirma jazz criativo e em sincronia com o seu tempo
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição ...
31 Jul 2024 -
A potência humana e universal do jazz sente-se em Guimarães de 9 a 18 de novembro
A potência humana e universal do jazz sente-se ...
25 Out 2023 -
Vibrante e plural: assim regressa, em novembro, o Guimarães Jazz
Vibrante e plural: assim regressa, em ...
25 Jul 2023 -
Reinvenção e superação do Guimarães Jazz
Reinvenção e superação do Guimarães Jazz
26 Out 2022