




Trabalhos de reabilitação do Castro de Sabroso
Colocada a vedação em torno da propriedade municipal, com vista a impedir o acesso de viaturas ao núcleo das ruínas.
Os trabalhos de reabilitação do Castro de Sabroso, em São Lourenço de Sande, um projeto financiado pelo Município de Guimarães, com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020, prosseguem desde o passado mês de janeiro, com o acompanhamento da Sociedade Martins Sarmento.
A nível do perímetro de proteção do monumento foi já colocada a vedação em torno da propriedade municipal, com vista a impedir o acesso de viaturas ao núcleo das ruínas. Esta vedação, de aspeto discreto, foi colocada no exterior dos alinhamentos de muralha, mantendo algum distanciamento em relação ao solo, possibilitando assim a passagem dos pequenos herbívoros que habitam o local. Prevê-se que a área arqueológica venha a estar permanentemente acessível a peões.
Foi efetuada a limpeza detalhada de todas as estruturas arqueológicas anteriormente registadas, nomeadamente na planta realizada em 1930. Estes trabalhos permitiram recuperar alguns materiais cerâmicos e avaliar o impacto da proliferação de mimosa sobre as ruínas. Em função das limpezas realizadas, o procedimento de conservação preventiva foi já iniciado, sendo definido e aprovado para cada estrutura, observando-se as condições de conservação e o tratamento adequado a cada caso.
Irão continuar proximamente os trabalhos de conservação preventiva das ruínas, as quais não serão alvo de reconstrução, mas apenas de consolidação. Depois desta intervenção irá proceder-se à colocação de sinalética, possibilitando assim, futuramente, a visitação do Castro de Sabroso.
Mantêm-se interditas as visitas ao monumento enquanto decorre a intervenção.