Reitor da UMinho encerra em Guimarães ciclo de conferências “Regiões e Desenvolvimento Regional”
Colóquio tem por objetivo promover a reflexão sobre temas estratégicos para a sociedade vimaranense. Sessão, com entrada livre, decorrerá em Couros, onde está situada a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas.
O Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, Cidadão Honorário de Guimarães, encerra esta quinta-feira, 10 de dezembro, pelas 21:30 horas, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Couros, perto do CyberCentro, o ciclo de conferências subordinadas ao tema “Regiões e Desenvolvimento Regional”, promovidas por um conjunto de cidadãos, com o apoio do Município, tendo como parceiros institucionais a Universidade do Minho e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães.
Licenciado em Engenharia de Produção, na Universidade do Minho, em 1984, António M. Cunha iniciou a carreira docente em 1984, sendo Reitor da Universidade do Minho desde outubro de 2009 e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, desde 2014. Membro da Academia de Engenharia, foi-lhe atribuída a Insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.
Tendo realizado uma parte substancial do seu percurso académico e profissional em Guimarães, António Cunha está desde há largos anos comprometido com o desenvolvimento do concelho vimaranense. O Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) é um exemplo de criação, em Guimarães, com a sua influência e determinação, contribuindo de forma substancial para a alteração do paradigma de desenvolvimento das indústrias, para a criação de conhecimento e valor em Guimarães e para o reforço e afirmação da Escola de Engenharia, da qual foi Presidente entre 2005 e 2009.
Cofundador do Grupo 3Bs – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, António Cunha assumiu um papel determinante na constituição do AvePark, no envolvimento ativo da Universidade do Minho. Com uma forte relação a projetos estratégicos de Guimarães, idealizou o CampUrbis, em Couros, onde estão o Instituto de Design, o Centro de Formação Avançada Pós-Graduada e o Centro de Ciência Viva. Parceiro estratégico do Município, a Universidade do Minho é também o principal aliado de Guimarães na conquista do almejado estatuto de Capital Verde Europeia.
Notícias relacionadas
-
Zona de Couros já é Património Mundial
Zona de Couros já é Património Mundial
19 Set 2023 -
Candidatura de Couros a Património Mundial aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO
Candidatura de Couros a Património Mundial ...
10 Mar 2022 -
Plano de Gestão do Património Mundial está este mês em consulta pública
Plano de Gestão do Património Mundial está ...
22 Mai 2021 -
Abertura do procedimento de ampliação da classificação do Centro Histórico de Guimarães
Abertura do procedimento de ampliação da ...
15 Abr 2021