Ricardo Araújo destaca papel de Guimarães como plataforma de cooperação e experimentação, no CCG Open Day 2025
A inovação tecnológica e a transformação digital estiveram no centro do CCG Open Day 2025 que se realizou, esta segunda-feira, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.
“A tecnologia tem mais valor quando melhora a vida das pessoas; a inovação tem mais sentido quando gera bem comum. É nessa direção que, em nome do Município de Guimarães, reafirmo o nosso compromisso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacando o papel da ciência, da investigação e da tecnologia como motores do desenvolvimento económico e sustentável do território.
A intervenção do autarca marcou o CCG Open Day 2025, evento que assinalou o 32.º aniversário do Instituto CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica. Ricardo Araújo sublinhou o contributo do CCG/ZGDV e da Universidade do Minho para a afirmação de Guimarães como cidade de ciência e inovação, reforçando o compromisso do Município na promoção da transformação económica, urbana e ambiental do concelho.
“Utilizem Guimarães como plataforma de cooperação e experimentação. Potenciemos, juntos, a relação entre instituições, promovendo a identificação conjunta de desafios e a apresentação de propostas de solução. Disponibilizaremos o território e os serviços municipais para experimentação responsável, com critérios claros de avaliação e partilha de resultados e conhecimento”, acrescentou o autarca, desafiando a Academia, as empresas e os centros de investigação a fazer de Guimarães um verdadeiro laboratório vivo de inovação.
O CCG Open Day 2025 reuniu representantes do Governo, da Academia e do setor empresarial num espaço de partilha de conhecimento e demonstração de soluções de vanguarda, contando com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, do Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, do Coordenador da Missão Interface, João Lobo Ferreira, da Presidente do COMPETE 2030, Alexandra Vilela, do Eurodeputado Paulo Cunha, do Presidente do Conselho de Administração do Instituto CCG/ZGDV, Doutor Ricardo J. Machado, bem como do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e da Vice-Reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva.
Na sessão foram abordadas tecnologias emergentes nas áreas da inteligência artificial, robótica colaborativa e processamento de imagem médica, evidenciando o contributo do CCG/ZGDV para o reforço da competitividade nacional.
A celebração dos 32 anos do Instituto CCG/ZGDV reforçou o papel do centro como referência nacional em tecnologia e inovação, ao serviço da indústria, da academia e da sociedade.
