


O cenário do exercício simulava um incêndio rural na montanha da Penha, que ameaçava o lugar de Souto, levando à necessidade de evacuar 400 pessoas.
No passado dia 4 de outubro, decorreu no Pavilhão da Fundação Inatel/Almor Vaz, em Guimarães, um exercício prático (LIVEX) inserido na formação técnica “Gestão colaborativa em situação de acidente grave ou catástrofe”. Este exercício, iniciado a 3 de outubro com um webinário introdutório, teve como principal objetivo a instalação de uma Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP), um recurso essencial em situações de proteção e socorro.
A sessão de abertura contou com a presença de várias entidades, nomeadamente Sofia Ferreira, Vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Guimarães, Armando Silva, 2.º Comandante Regional do Norte, Rui Costa, Comandante Sub-regional do Ave, e João Ferreira, Diretor Distrital da Segurança Social de Braga, entre outros representantes de entidades de proteção civil e segurança.
O cenário do exercício simulava um incêndio rural na montanha da Penha, que ameaçava o lugar de Souto, levando à necessidade de evacuar 400 pessoas. A partir desta simulação, foram formadas quatro equipas que ficaram responsáveis pela instalação de uma ZCAP com as condições necessárias para garantir o bem-estar e a higiene dos desalojados. Para tal, foram identificadas e atribuídas 13 áreas fundamentais à criação da ZCAP, assegurando o suporte necessário às populações em caso de emergência.
Durante o debriefing do exercício, os participantes destacaram a importância destes treinos para aperfeiçoar a comunicação, a colaboração e a coordenação entre as várias entidades envolvidas. Houve ainda um enfoque especial na necessidade de melhorar as medidas preventivas, de forma a garantir uma resposta mais célere e eficaz em situações reais de catástrofe.
Este tipo de exercício é considerado essencial para preparar e fortalecer as equipas de proteção civil e os diversos organismos que intervêm em situações de crise, de modo a garantir a segurança e o bem-estar das populações afetadas.