

Cinco fóruns e um concurso de ideias colocaram um milhar de jovens a pensar e debater políticas públicas em Guimarães
Iniciativas promovidas no âmbito do Impact Youth levaram às escolas e a diferentes espaços de encontro reflexões sobre cidadania, ética na política e os desafios do envolvimento cívico.
Impact Youth promoveu uma semana de debates com jovens sobre o envolvimento cívico, os desafios da democracia e o papel da juventude na sociedade. Intensa semana pelas escolas secundárias culminou num concurso de ideias com 12 projetos apresentados.
A importância da participação jovem na vida política esteve no centro do debate nos cinco Impact Forum realizados ao longo da última semana em Guimarães. A iniciativa, promovida no âmbito do Impact Youth, levou às escolas e a diferentes espaços de encontro reflexões sobre cidadania, ética na política e os desafios do envolvimento cívico.
As sessões decorreram na Escola Secundária de Caldas das Taipas, na Escola Santos Simões, no Auditório da Fraterna, onde participaram jovens estrangeiros a residir em Portugal, na Escola Secundária Francisco de Holanda e na Escola Secundária Martins Sarmento. Cada uma das mesas-redondas contou com a presença de decisores políticos e especialistas, que responderam às questões levantadas pelos jovens, fomentando o pensamento crítico e o diálogo aberto.
Na Escola Secundária Francisco de Holanda, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, deputado na Assembleia da República, Nelson Felgueiras, vereador da Juventude, e Joaquim Freitas, Diretor do Departamento de Educação e Coesão do Município de Braga, discutiram temas como a corrupção, a ética na vida pública e os desafios da participação juvenil. Os jovens desafiaram os oradores com questões pertinentes, num debate dinâmico e esclarecedor.
Já na Escola Secundária Martins Sarmento, o Impact Forum "Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil" contou com a participação do vereador Nelson Felgueiras, do eurodeputado Paulo Cunha, e Nuno Santos, secretário da Federação Nacional de Associações Juvenis. Durante a sessão, os intervenientes abordaram o impacto do associativismo juvenil, as oportunidades para uma maior intervenção dos jovens na sociedade e as estratégias para reforçar a sua representatividade nos processos de decisão.
Também nas escolas secundárias das Taipas e de Santos Simões, com lotações esgotadas, oradores como Verónica Santos, da FAJUB, Vítor Dias, do IPDJ, André Cardoso, do Conselho Nacional da Juventude, Tiago Rego, da Movijovem, e Nelson Felgueiras colocaram-se à disposição dos futuros atores da vida pública, mostrando-lhes valiosos percursos em associações mais novas e dinâmicas, que se destacam sobretudo pelos seus papeis ligados à juventude. Estes cinco Impact Forum demonstraram uma juventude atenta aos desafios da sociedade e interessada em intervir. Contudo, permanece uma questão central: como transformar este interesse em participação efetiva e contínua?
O coroar desta semana aconteceu com umas horas de boas ideias no Auditório da Fraterna, doze ao todo, que marcaram este primeiro ciclo do Impact Youth de 2025. O projeto vencedor do Concurso de Ideias foi a "Academia Desenrasca-te como Podes”, seguindo-se o evento "Sem Barreiras Fest" e em terceiro lugar ficaram os "Bancos Inteligentes". Os jovens vencedores vão ver os seus projetos analisados e discutidos pelos responsáveis autárquicos e irão também receber propostas de mobilidade na rede Erasmus +.
O Impact Youth prossegue nas próximas semanas com várias iniciativas, incluindo o Festival de Bandas, a 12 de abril no Largo de Donães, e o Torneio Concelhio Inter-Escolas, no dia 4 de abril, no Pavilhão INATEL.