Ricardo Araújo visita Vitrus Ambiente e marca alinhamento estratégico para o futuro dos serviços municipais
A visita do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, à Vitrus Ambiente, EM, realizada hoje, ficou marcada pelo alinhamento estratégico sobre o futuro dos serviços municipais, com decisões e orientações concretas nas áreas da gestão de resíduos, mobilidade, sustentabilidade ambiental e articulação com a proteção civil.
A visita integrou o início de um ciclo de Presidência Aberta, com deslocações às empresas municipais e aos serviços da autarquia, assumido pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães como uma prioridade neste início de mandato.
A manhã iniciou com uma reunião de trabalho, na Sede da Vitrus Ambiente, que contou com a presençado vereador do Ambiente e Sustentabilidade, Alberto Martins, de Alexandre Barros da Cunha, presidente do Conselho de Administração, e dos administradores João Pedro Castro e Natália Fernandes, onde foi realizada uma apresentação global da empresa, da sua organização e dos projetos previstos para o futuro.
Já no Centro de Inovação da Vitrus Ambiente (CIVA), Ricardo Araújo sublinhou que este processo surge numa fase em que considera "fundamental ir para o terreno" e iniciar "um conjunto de presidências abertas", reforçando que este modelo assenta na proximidade com os serviços municipais, as empresas municipais e os seus trabalhadores. Ricardo Araújo realçou que a visita permitiu "estar com quem está no terreno todos os dias" e conhecer de perto "as instalações onde estão a trabalhar os nossos colaboradores, a nossa força de recursos humanos desta empresa tão importante para a qualidade de vida em Guimarães".
Após contacto com as equipas e responsáveis das áreas da inovação, mobilidade, fiscalização ambiental e guarda-rios, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães apresentou os principais compromissos estratégicos que resultaram da reunião de trabalho.
Recolha de resíduos e orgânicos em todas as freguesias
Um dos eixos centrais apresentados prende-se com a gestão de resíduos. O Presidente da Câmara assumiu como objetivo acelerar o alargamento da recolha de resíduos urbanos, atualmente assegurada em 38 freguesias, afirmando que a intenção do Município é que, "se possível, já em 2027", este serviço "possa abranger 100% das 55 freguesias do concelho de Guimarães". No mesmo sentido, Ricardo Araújo destacou, também, a necessidade de expandir a recolha de resíduos orgânicos, atualmente prestada apenas em 9 freguesias, sublinhando que o desafio lançado ao Conselho de Administração da Vitrus é "conseguir alcançar 100% da cobertura do concelho na recolha de resíduos orgânicos" no mesmo horizonte temporal.
Mais quilómetros de Ecovias e projeto-piloto nas escolas
No domínio da sustentabilidade ambiental e da mobilidade suave, Ricardo Araújo destacou a necessidade de acelerar a conclusão das ecovias do Selho e do Ave, assumindo como objetivo concreto duplicar a extensão existente. "Estamos a falar de uma área que hoje ronda os 9,6 quilómetros e que queremos, até ao final de 2026, passar para cerca de 20 quilómetros", afirmou, acrescentando que este é um objetivo estratégico do Município e que conta com a Vitrus Ambiente para o cumprir.
Outro dos compromissos assumidos passa pelo lançamento, já em 2026, de um projeto-piloto para que a Vitrus assuma a manutenção regular de 10 escolas do parque escolar concelhio. O Presidente da Câmara de Guimarães explicou que se trata de "um projeto piloto", que permitirá avaliar resultados e, "se o resultado for positivo, como esperamos, poder eventualmente alargar este serviço a mais escolas no futuro".
A visita permitiu, ainda, alinhar intenções relativamente à mobilidade urbana, com a vontade expressa utilizar a cobertura do serviço Vitrus Bus, mas adequando-o às necessidades do território e da população.
Melhorar respostas da Proteção Civil
Em simultâneo, foi sublinhada a importância de reforçar a articulação entre a Vitrus Ambiente e os serviços municipais de Proteção Civil, num contexto que o Presidente da Câmara considerou particularmente oportuno. "Temos vivido estes últimos dias de forte pluviosidade, onde os nossos serviços de Proteção Civil têm sido incansáveis", afirmou Ricardo Araújo, deixando uma palavra de agradecimento pelo "trabalho extraordinário" desenvolvido no terreno. Nesse sentido, destacou que este reforço de articulação se justifica porque "a Vitrus tem capacidade instalada, tecnológica, de equipamentos e também humana, para ajudar o nosso serviço de Proteção Civil", defendendo uma resposta cada vez mais integrada às situações de emergência.
Ao longo da manhã, Ricardo Araújo visitou diversas infraestruturas e polos operacionais da empresa, contactando diretamente com trabalhadores e equipas técnicas. Neste contexto, voltou a sublinhar o papel dos colaboradores, destacando a importância do seu trabalho diário para o funcionamento do concelho e para a prestação de serviços públicos essenciais.
O Presidente do Conselho de Administração da Vitrus Ambiente, Alexandre Barros da Cunha, sublinhou a evolução e a capacidade de resposta da empresa municipal, afirmando que "a Vitrus nasce no ambiente, através da recolha dos resíduos urbanos, cresce nos serviços e, neste momento, estamos totalmente preparados para novos desafios", acrescentando que a empresa está focada em responder às prioridades estratégicas do Município, mantendo o compromisso com a inovação e com a afirmação de Guimarães.
