
João Pedro Pais em concerto solidário para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição
João Pedro Pais atua no próximo dia 6 de dezembro, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num espetáculo solidário cuja receita reverterá para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, classificada como Imóvel de Interesse Público e com origens que remontam ao século XVI.
Intitulado “Improviso”, o concerto será apresentado em formato acústico e intimista, num registo que revisita alguns dos maiores sucessos do cantor na sua forma mais simples e próxima da essência. No ano em que editou o mais recente álbum de originais, Amigo Improvável, João Pedro Pais promete uma noite de grande intensidade emocional e cumplicidade com o público, marcada pela energia e maturidade artística que caracterizam mais de duas décadas de carreira.
- Os bilhetes para o concerto solidário encontram-se à venda em:
- Bilheteira online
- Lojas FNAC
- Centro Cultural Vila Flor
- Plataforma das Artes e da Criatividade
- Casa da Memória
- Loja Oficina (Rua da Rainha)
Um esforço coletivo pela preservação do património
O concerto insere-se nas iniciativas promovidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para viabilizar o projeto de conservação e restauro da Capela, um espaço histórico intimamente ligado à vida cultural e religiosa da cidade, nomeadamente à romaria de 8 de dezembro e às Novenas das Festas Nicolinas.
O pároco Leonel Cunha sublinha que, perante o abandono e degradação do espaço, “havia duas vias possíveis: desistir ou dar vida a este espaço. Optámos pela segunda, mesmo que parecesse uma utopia”. Hoje, acrescenta, “estamos quase a transformar esta utopia em realidade. A Capela está a entrar na sua última fase de restauro e continuamos a precisar de todos. Continuamos a precisar da mão aberta de cada um, do abraço de todos a este tesouro escondido na periferia da cidade”.
O projeto de reabilitação já contou com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, de paroquianos, cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como dos Nicolinos e da própria Fábrica da Igreja. As fases concluídas envolveram intervenções estruturais de conservação e restauro de telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia, anexo, painéis de azulejos e altares.
Para concluir a recuperação da Capela, torna-se ainda necessário restaurar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII, a talha dourada e realizar outras intervenções de menor escala.