
Luísa Amaro regressa ao Teatro Jordão para celebrar o centenário de Carlos Paredes
O concerto, promovido pelo Cineclube de Guimarães em parceria com o Município, realiza-se no dia 16 de outubro, às 21h30, com entrada gratuita.
Trinta e seis anos depois de ter subido ao palco do Teatro Jordão ao lado de Carlos Paredes, Luísa Amaro regressa a Guimarães para evocar o mestre da guitarra portuguesa, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. O concerto, promovido pelo Cineclube de Guimarães em parceria com o Município, realiza-se no dia 16 de outubro, às 21h30, com entrada gratuita.
Em 1989, Paredes apresentou-se pela primeira e única vez em Guimarães, acompanhado por Luísa Amaro, num concerto memorável promovido pelo Cineclube. Agora, a música e a memória reencontram-se no mesmo palco, com Amaro a prestar homenagem àquele que descreve como “o maior guitarrista português de guitarra portuguesa”, um artista “virtuoso e humanista, que lutou sempre por uma sociedade mais justa”.
O programa percorre algumas das composições mais emblemáticas de Carlos Paredes, como Mudar de Vida, Canto do Rio ou Verdes Anos, entrelaçadas com criações da própria Luísa Amaro, que nos últimos anos tem explorado novas sonoridades para a guitarra portuguesa, cruzando-a com o clarinete e o acordeão. A acompanhá-la em palco estarão Gonçalo Lopes (clarinete) e Inês Vaz (acordeão).
Num concerto com cerca de 90 minutos, Amaro propõe uma viagem poética e sonora pela herança de Paredes — “um homem tímido, que se escondia nos acordes da sua guitarra, mas cuja música continua a expandir o tamanho do mundo”.
O Concerto Centenário Carlos Paredes realiza-se no Teatro Jordão, quinta-feira, 16 de outubro, às 21h30. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.