

“Os Pátios do Bairro” abrem portas a encontros artísticos e comunitários em Guimarães
A segunda sessão realiza-se já no próximo sábado, 4 de outubro, às 16h00, no Pátio da Casa do Moinho, de José Martins (Largo do Cidade, 9).
O projeto “Os Pátios do Bairro” regressa este outono ao Bairro C, em Guimarães, com a proposta de transformar pátios e jardins privados de casas históricas em pequenos palcos de criação artística, partilha comunitária e reinterpretação do território. Entre setembro e outubro de 2025, e novamente na primavera de 2026, serão promovidos seis momentos de encontro que cruzam artes performativas, artes plásticas e gastronomia com o quotidiano e o património humano local.
A segunda sessão realiza-se já no próximo sábado, 4 de outubro, às 16h00, no Pátio da Casa do Moinho, de José Martins (Largo do Cidade, 9). O programa, gratuito e limitado a 30 pessoas (por ordem de chegada), integra uma instalação artística de Luís Canário Rocha, uma performance do Ensemble de Clarinetes da Sociedade Musical de Pevidém e um showcooking da chef Liliana Moura, do restaurante Hool.
Segue-se, no dia 18 de outubro, também às 16h00, a terceira sessão, a decorrer na Casa de Maria José (Avenida Dom Afonso Henriques, 27). Desta vez, o pátio receberá uma instalação de José Caldeira, a música de André Júlio Turquesa e um momento gastronómico com Liliana Duarte e Álvaro Dinis, do Cor de Tangerina.
Com direção artística de Leonardo Sol (imagem gráfica) e registo de Gonçalo Fontes (fotografia e vídeo), o projeto aposta na intimidade dos espaços urbanos privados como ponto de encontro entre vizinhos, artistas e visitantes.
“Os Pátios do Bairro” é uma iniciativa de experiências partilhadas, que coloca as artes e a gastronomia em diálogo com a comunidade, criando momentos irrepetíveis de proximidade.