Ricardo Araújo visita Bairro da Emboladoura e defende qualidade de vida para os moradores
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou, na manhã desta segunda-feira, o Bairro da Emboladoura, em Gondar, numa iniciativa centrada na melhoria das condições de vida da população e na valorização do parque habitacional público do concelho.
Acompanhado pelos vereadores da Habitação e do Espaço Público e pelo presidente da CASFIG, Ricardo Araújo foi inteirar-se, no terreno, dos problemas existentes, ouvindo responsáveis locais e moradores, assim como visitando habitações e outros espaços. A visita permitiu avaliar o andamento das obras de requalificação em curso e perceber, de forma direta, as principais preocupações da comunidade residente.
O objetivo da governação municipal liderada por Ricardo Araújo passou por conhecer em detalhe as intervenções que estão a ser realizadas no complexo habitacional de Gondar, mas sobretudo compreender os desafios que ainda persistem, reforçando o compromisso com a dignidade e a qualidade de vida das famílias que ali vivem. “Há intervenções de requalificação que têm estado a ser efetuadas, mas que ainda não estão concluídas, que urge perceber porque é que ainda não estão concluídas e qual o prazo de conclusão”, afirmou o presidente da Câmara.
Durante a visita, Ricardo Araújo reiterou a exigência da autarquia relativamente à resolução dos problemas existentes junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), entidade atualmente responsável pelos imóveis, sublinhando que uma intervenção bem-sucedida no Bairro da Emboladoura é fundamental para garantir condições dignas aos moradores.
O presidente do Município recordou que, desde que tomou posse, a habitação é uma prioridade do seu mandato, quer ao nível do aumento da oferta pública e privada, quer na requalificação do parque habitacional existente. “A qualidade de vida é para todos e não pode excluir ninguém”, afirmou, reafirmando o compromisso da Câmara Municipal de Guimarães com todos os cidadãos do concelho.
Em menos de três meses de mandato, Ricardo Araújo revelou ter manifestado à Secretária de Estado da Habitação a disponibilidade do Município para acolher a propriedade dos imóveis atualmente sob gestão do IHRU. Para o autarca, esta proximidade permitirá uma intervenção mais direta, mais atenta e mais célere, reforçando a capacidade de resposta às necessidades reais da população.
“Queremos receber este património naturalmente requalificado ou com o envelope financeiro necessário para a sua requalificação e, a partir daí, passar a ser uma responsabilidade do Município. Portanto, vamos trabalhar nesse sentido. Estou otimista que isso possa vir a acontecer. Porque a Câmara e a CASFIG têm uma proximidade maior com a Junta de Freguesia, com as Associações de Moradores e com os próprios moradores. Eu diria mesmo que tem uma proximidade maior com o próprio espaço”, suportou Ricardo Araújo.
No âmbito desta agenda dedicada à habitação, durante a tarde, o presidente da Câmara manteve uma reunião de trabalho, na cidade do Porto, com o presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, reforçando a articulação institucional necessária para acelerar soluções e garantir melhores condições aos Vimaranenses.
No final da visita, Ricardo Araújo sublinhou a importância de políticas públicas eficazes e da cooperação entre entidades nacionais e locais para assegurar habitação condigna. “Estas pessoas que aqui vivem merecem ter todas as condições da habitação, que é um direito fundamental condigno com aquilo que queremos para Guimarães”, concluiu, reafirmando o compromisso de proximidade, responsabilidade e ação concreta em defesa da qualidade de vida no concelho.
