Ricardo Araújo visita Centro Social das Taipas e destaca qualidade do serviço prestado à comunidade
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou o Centro Social das Taipas, sexta-feira, numa iniciativa que teve como objetivo permitir ao executivo municipal conhecer de perto a realidade da instituição, as suas respostas sociais e as necessidades sentidas no terreno, reforçando a cooperação na construção de respostas adequadas à comunidade.
"É fundamental conhecer as instituições no terreno, perceber as suas necessidades reais e valorizar o trabalho que desenvolvem diariamente junto das pessoas", afirmou Ricardo Araújo, sublinhando que este contacto direto "permite identificar desafios, reforçar a cooperação e construir respostas sociais mais eficazes, próximas e humanas". O Presidente da Câmara de Guimarães destacou, ainda, o serviço extraordinário e de grande qualidade da instituição, o papel determinante desta instituição social e o trabalho de proximidade, essencial para garantir que "ninguém fica para trás".
O Presidente da Câmara foi recebido pelo Presidente do Centro Social das Taipas, António Mota, e por elementos da Direção, num encontro marcado pela proximidade, diálogo e contacto direto com utentes: crianças, adultos, idosos e colaboradores.
Na sua intervenção, Ricardo Araújo valorizou de forma especial o lado humano da instituição, salientando que "se sente o carinho, o empenho e o profissionalismo de todos aqueles que aqui trabalham e de todos aqueles que, também voluntariamente, nos órgãos sociais, dirigem esta instituição". O presidente do Município concluiu reforçando que "é mesmo com todos que Guimarães constrói o seu futuro e é com instituições como esta que faremos de Guimarães cada vez melhor, uma cidade com futuro e uma cidade com qualidade de vida".
Durante a visita, foram apresentadas as diferentes valências e espaços da instituição, permitindo dar a conhecer o percurso, a missão e as áreas de intervenção do Centro Social das Taipas. Fundada em 1970, a instituição tem as suas raízes no trabalho do seu fundador. Em 2014, a criação do Lar Alcide Felgueiras, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), representou uma etapa importante na consolidação da instituição, como resposta integrada às diferentes fases da vida.
Atualmente, o Centro Social desenvolve, em parceria com o Instituto da Segurança Social, as respostas de Creche, Educação Pré-Escolar, CATL (ATL), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e ERPI. A instituição integra, ainda, um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI), em protocolo com a Câmara Municipal de Guimarães, e um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em colaboração com o IEFP, apoiando mais de 600 utentes por ano.
A Direção do Centro Social das Taipas agradeceu a visita e a atenção demonstrada, sublinhando a importância da disponibilidade manifestada pelo Município de Guimarães para continuar a colaborar de forma próxima e construtiva, reafirmando o seu compromisso de trabalhar com dedicação, proximidade e responsabilidade social, atenta às necessidades da comunidade e à construção de respostas sociais de qualidade, com impacto real na vida das pessoas.
