




Apresentada a Fase II do Minho Innovation & Technology Hub em Guimarães
A segunda fase do projeto prevê a construção de novos edifícios destinados a startups, empresas e projetos de inovação tecnológica.
O SITIO Guimarães acolheu na passada sexta-feira a apresentação da Fase II do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), projeto desenvolvido em parceria pelo Município de Guimarães, a Universidade do Minho e o Grupo Casais.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, do presidente da CCDR-N, António M. Cunha, e de representantes de várias entidades do setor académico e empresarial.
O MITH integra um conjunto de infraestruturas junto à Universidade do Minho, incluindo hotel, residências para estudantes e o espaço de cowork SITIO, já em funcionamento. A segunda fase do projeto prevê a construção de novos edifícios destinados a startups, empresas e projetos de inovação tecnológica.
Durante o evento foi também apresentada a Fábrica de Inteligência Artificial, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, que terá ligação ao supercomputador Deucalion, bem como um futuro hub de sustentabilidade ligado à preparação de Guimarães para a Capital Verde Europeia 2026.
Com conclusão total prevista para 2033, o MITH deverá incluir mais de 450 fogos habitacionais, centros de ciência e inovação, comércio e serviços. Atualmente, os espaços da primeira fase encontram-se totalmente ocupados.