
Guimarães assinala o Dia Mundial do Turismo com debate e visitas temáticas sobre sustentabilidade
O Município de Guimarães vai celebrar o Dia Mundial do Turismo, nos dias 26 e 27 de setembro, com um programa centrado na reflexão sobre o futuro do setor e na valorização da sustentabilidade como eixo estratégico para o território.
O momento principal acontece sexta-feira, dia 26, às 15h00, no Teatro Jordão, com o colóquio “Guimarães, uma visão de futuro”, que reúne representantes de entidades nacionais e regionais de referência: IPDT Turismo, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Zero Waste e Green Key. Numa mesa-redonda moderada por Carlos Ribeiro, serão debatidos os desafios e as oportunidades do turismo sustentável, cruzando perspetivas ligadas à inovação, educação, certificação e boas práticas ambientais.
No sábado, dia 27, às 9h30, a programação prossegue com duas visitas orientadas que vão permitir descobrir a cidade a partir da sua relação e simbiose com a natureza, o património e a biodiversidade:
• Rota da Sustentabilidade: Avenida da República do Brasil → Academia de Ginástica → Parque da Cidade → Zona de Couros → Laboratório da Paisagem. (Transporte assegurado pela Câmara Municipal).
• Rota da Biodiversidade: Paço dos Duques de Bragança → Monte Latito → Jardim do Carmo → Largo da Mumadona → Muralhas de Guimarães → Jardim da Alameda → Zona de Couros → Largo da Oliveira (percurso integralmente pedestre).
A participação é gratuita mediante inscrição obrigatória e limitada ao número de vagas. As inscrições podem ser efetuadas em 👉 www.visitguimaraes.travel
Durante todo o dia 27 de setembro, o Posto de Turismo de Guimarães assinala a data com a oferta de um postal e de doces tradicionais a todos os visitantes.
O evento conta com o apoio do Laboratório da Paisagem, do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança, parceiros estratégicos na valorização do território e na promoção de um turismo mais responsável.