
Guimarães lança a 3.ª edição do Mês da Economia com foco na sustentabilidade e no futuro verde
O Mês da Economia de Guimarães regressa em 2025 para a sua terceira edição, afirmando-se como um dos momentos estratégicos de reflexão e mobilização em torno do desenvolvimento económico do território.
Depois de em 2023 ter destacado a “Inovação e Fábrica do Futuro” e, em 2024, os “Motores da Economia - Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa”, o evento assume este ano o mote “Economia Verde – Sustentabilidade, Território e Futuro”, alinhado com os objetivos de Guimarães rumo a Capital Verde Europeia em 2026.
O sucesso das edições anteriores confirma o impacto da iniciativa: em 2024, o Mês da Economia contou com cinco semanas de atividades, cinquenta iniciativas, 175 oradores e mais de 1500 participantes, tendo ainda assinalado momentos marcantes como a inauguração do Set.Up Cowork, o 1.º Guimarães Marca Innovation Showcase e a realização da 2.ª Gala Guimarães Marca, que distinguiu projetos de excelência em sete áreas.
Em 2025, a reflexão aprofunda-se em torno da economia verde, regenerativa e sustentável, convocando empresas, academia, cidadãos e instituições para pensar e construir, em conjunto, um modelo económico mais justo, resiliente e ambientalmente consciente. Esta edição reforça o espírito de inovação, criatividade e colaboração coletiva, procurando projetar muito além de 2026 o compromisso de Guimarães com um desenvolvimento económico que respeita o território e contribui para um futuro mais sustentável.