Município de Guimarães assinou contrato de financiamento PRR de 7,1 milhões de euros para EB 2,3 de São Torcato
Intervenção já em obra moderniza instalações escolares, com foco no conforto, segurança e sustentabilidade.
O Município de Guimarães assinou contrato de valor de 7.158.825,65 euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação da Escola Básica 2,3 do Vale de São Torcato. A empreitada em curso inclui uma reorganização funcional, ampliação do edifício e modernização das instalações, com melhorias no conforto térmico, segurança e eficiência energética, promovendo o uso de energias renováveis para reduzir os custos operacionais e de manutenção.
Após a cerimónia de assinatura dos contratos, realizada na sede da CCDR-Norte, no Porto, presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância deste investimento. "A esta obra de requalificação profunda da Escola foi acrescentado o Pavilhão Gimnodesportivo. O projeto também propõe soluções estéticas e funcionais inovadoras para os espaços interiores e exteriores da escola, incluindo jardins, estacionamento e a cobertura parcial do átrio", afirmou.
A iniciativa reflete o compromisso do município em promover condições adequadas para os alunos e docentes, alinhando-se com os objetivos de uma educação inclusiva e de qualidade, enquanto aposta na sustentabilidade ambiental e energética das infraestruturas escolares.