
Celebrado São Gualter, é tempo de abrir o álbum de fotografias e recordar alguns dos momentos que marcaram as festas da cidade em 2014. E há muito para ver…
Eventos com dimensão social, religiosa, de foro tradicional ou mais contemporâneos preencheram os primeiros quatro dias do mês de agosto, no âmbito das Festas Gualterianas 2014. Na sexta-feira e no sábado, as noites foram dedicadas a dois concertos com bandas reconhecidas nacionalmente.
Antes disso, o desfile e concentração de Grupos de Bombos abriram as festas da cidade de Guimarães, seguindo-se a inauguração da exposição “O Trabalho”, organizada pela Muralha – Associação para Defesa do Património de Guimarães. A mostra, disponível ao público no GuimarãeShopping até 25 de setembro, aborda um olhar sobre os ofícios e os artífices vimaranenses, revisitando as indústrias que marcaram a cidade até aos dias de hoje.
À noite, os Cantares ao Desafio animaram o Coreto do Jardim da Alameda e os Bizu Coolective, nas arcadas do Largo da Oliveira, puseram Guimarães a dançar ao estilo de uma orquestra/big band, que contagiou quem por ali passava. Ao mesmo tempo, os Expensive Soul, apesar da chuva, levavam ao rubro a multidão que lotava a praça da Plataforma das Artes.
No sábado, houve Feira de Gado e Concurso Pecuário no Campo de São Mamede, Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas no coreto da Alameda e Festival Internacional de Folclore no Largo do Toural. A animação seguiu para a Plataforma das Artes onde atuaram os Amor Electro, já sem a inesperada chuva... no verão! A noite terminou com uma memorável sessão de fogo de artifício na Alameda Alfredo Pimenta.