
Iniciativas de foro social e religioso preencheram últimos dois dias das Gualterianas deste ano. Diversificados eventos de música atraíram, igualmente, variados públicos.
Após o final das comemorações de São Gualter, é tempo de (continuar) a folhear memórias e recordar alguns dos momentos que marcaram as festas da cidade de Guimarães em 2014. No domingo e na segunda-feira, a programação das Gualterianas manteve-se (muito) preenchida.
No penúltimo dia, o tradicional Desfile de Charretes Antigas tomou conta do centro da cidade, enquanto a manhã também foi destinada às crianças com as “Oficinas em Marcha” no Largo da Oliveira. Em ambiente de reflexão, decorreu a celebração das Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter na Igreja de São Francisco.
Deste tempo religioso, saiu, à tarde, a Majestosa Procissão de São Gualter em direção ao Campo da Feira, Alameda São Dâmaso, Toural, Rua da Rainha e, de novo, Largo República do Brasil (Campo da Feira), até regressar ao ponto de partida. No Toural, realizou-se novo evento musical, agora com um Despique de Bandas entre a de Caldas das Taipas e a de Golães.
Na noite de domingo, a praça da Plataforma das Artes despediu-se dos concertos de verão, com os GuimaFloyd, banda da cidade, a tentarem recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd. Na segunda-feira, último dia de festividades, 04 de agosto, o Centro Equestre do Loureiro Velho, em Fermentões, acolheu a Corrida de Cavalos. À noite, a tão esperada Marcha Gualteriana encerrou as Festas da Cidade.