
Comenda foi entregue durante simpósio que reúne cerca de 350 participantes provenientes de 22 países. Evento terá comunicações de especialistas de renome internacional.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu esta quinta-feira, 12 de fevereiro, a distinção de Comendador da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho. A condecoração foi atribuída no decurso da cerimónia de abertura do 11º Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais, que decorre até esta sexta-feira no Polo de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.
A atribuição da Comenda, aprovada por unanimidade em sessão plenária da Assembleia Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Brasil, tem como objetivo distinguir o exemplo de relação institucional entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho.
«Este é o reconhecimento dos cientistas brasileiros ao político e cidadão Domingos Bragança, que tem efetuado uma administração diferenciadora em toda a Europa, fazendo de Guimarães uma referência em Portugal. Esta Comenda é mais um incentivo para continuar o seu bom trabalho», disse Evaldo Valladão, Presidente da Academia Brasileira.
Agradecendo a distinção, Domingos Bragança destacou o «importante contributo» do Reitor António M. Cunha para o êxito da parceria institucional. «Os vimaranenses estão envolvidos com a sua Universidade do Minho. Os projetos são partilhados pela Autarquia e pela Universidade, sempre a pensar no desenvolvimento de Guimarães e da região. A reindustrialização europeia, de futuro, na base da ciência e do conhecimento, resultará no bem-estar e felicidade dos nossos cidadãos», afirmou o Presidente do Município.
Além da atribuição da Comenda, o responsável pela Câmara Municipal de Guimarães foi designado “Patrono” na Europa da Escola de Samba Unidos da Ponte, prestigiada agremiação do Rio de Janeiro cujo elenco é constituído por 5 mil membros. Como resultado dessa nomeação, a cultura vimaranense será, em 2016, o principal tema da “Unidos da Ponte” no desfile do Sambódromo.
«O nosso enredo, no próximo ano, é sobre Guimarães, Berço de Portugal e do Brasil, porque sem Portugal também não existia Brasil!», justificou Evaldo Valladão, que tem em mente realizar um Carnaval fora de época em Guimarães. «Domingos Bragança é um incentivador da cultura e queremos difundir as nossas bases culturais a partir da cidade onde nasceu Portugal», argumentou, em representação da escola.