



O projeto integra a rede europeia S.M.ALL – Sustainable Mobility for All, financiada pelo programa URBACT IV e da qual o Pentágono Urbano (Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo) é parceiro.
Guimarães está a testar novas soluções de mobilidade junto às escolas e, no caso da Escola Básica Professor Abel Salazar, foram os próprios alunos a assumir o papel de arquitetos de uma proposta concreta: a criação de uma zona de Kiss & Ride, espaço destinado a paragens rápidas de veículos para deixar ou recolher alunos.
O projeto integra a rede europeia S.M.ALL – Sustainable Mobility for All, financiada pelo programa URBACT IV e da qual o Pentágono Urbano (Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo) é parceiro. A iniciativa arrancou no final do ano letivo passado com cerca de 80 alunos do 8.º ano, divididos em quatro turmas, que trabalharam em três fases: capacitação, cocriação e votação das propostas finais.
Primeiro, foram sensibilizados para os impactos do automóvel privado na poluição, ruído e insegurança rodoviária junto às escolas. Depois, em sessões de brainstorming, os estudantes elaboraram esboços para reorganizar o espaço exterior da escola, com recurso a imagens e até inteligência artificial para melhor visualizar os projetos.
A estratégia Kiss & Ride pretende melhorar a fluidez do trânsito, reduzir riscos de atropelamento e criar um ambiente mais seguro e saudável nas zonas escolares. No caso de Guimarães, esta experiência-piloto poderá abrir caminho a soluções semelhantes noutros estabelecimentos de ensino.