
Este ano, a Autarquia vai editar uma centena de exemplares em formato impresso. Preservar a memória, estabelecer permutas com bibliotecas e centros de investigação e facilitar o acesso da informação aos investigadores são alguns dos objetivos. A apresentação decorre esta sexta-feira, ao final da tarde.
A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder ao lançamento da III série, volume II do Boletim de Trabalhos Históricos 2012/2013, numa cerimónia agendada para esta sexta-feira, 28 de março, pelas 18 horas, nas instalações do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, situadas na Rua João Lopes de Faria.
Inicialmente, foi disponibilizada uma versão online, contudo, o Município de Guimarães vai editar uma centena de exemplares em formato impresso. O executivo liderado por Domingos Bragança, face à importância que o Boletim de Trabalhos Históricos tem para a comunidade, aliado ao facto do formato digital não assumir a preservação para memória futura da mesma maneira que o formato papel, irá facultar a possibilidade dos vimaranenses acederem às quase duas centenas de páginas que fazem parte desta edição.
Com a edição impressa do Boletim de Trabalhos Históricos, a Câmara Municipal de Guimarães poderá estabelecer as usuais permutas com bibliotecas e centros de investigação, nacionais e internacionais, constituindo mais um contributo para o conhecimento e divulgação de documentos que relatam a história e a cultura vimaranense. A adoção deste procedimento facilitará o acesso da informação aos investigadores e a todos aqueles que dedicam a sua vida à construção do passado.
O Boletim de Trabalhos Históricos foi publicado pela primeira vez em 1933, por intermédio do seu primeiro diretor, Alfredo Pimenta. Órgão de divulgação cultural, este documento difunde os seus fundos documentais, além de dar a conhecer estudos de grande interesse local e regional de diversos autores. O programa da sessão desta sexta-feira incluirá a apresentação dos artigos pelos seus autores.