
Inglês e Atividade Física e Desportiva para todos os alunos de Guimarães são a principal novidade. Município vimaranense aposta também no ensino das artes.
O Executivo Municipal de Guimarães tem já delineado um projeto para a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) no próximo ano letivo. A proposta foi já apresentada a todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Guimarães, bem como aos membros do Conselho Municipal de Educação, que reuniram esta segunda-feira à tarde, 12 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Tal como tinha prometido Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, todos os alunos do 1º ao 4º ano de ensino receberão ensinamentos de língua inglesa e participarão na disciplina de Atividade Física e Desportiva, no ano letivo 2014/2015. Estas duas áreas de ensino serão asseguradas a todos os alunos, quer através dos docentes com horários disponíveis nos Agrupamentos, quer pela Autarquia.
Nas situações em que as escolas promovam uma ou as duas atividades mencionadas, o Município de Guimarães oferecerá uma área inovadora no campo das artes, com destaque para a dança, música e teatro, numa lógica de formação de públicos culturais e criativos. Nesse sentido, será realizada uma parceria com o Serviço Educativo da cooperativa “A Oficina”, que liderará o projeto no ano letivo 2014/2015 em alguns estabelecimentos de ensino.
«Logo que o Ministério da Educação e Ciência implemente o Inglês como atividade curricular para os alunos do 3º e 4º anos, toda a comunidade escolar de Guimarães terá acesso a esta nova área artística de enriquecimento curricular», afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal.
Os horários das AECs serão flexíveis e ocuparão o período da tarde, compromisso que foi assumido por todos os Agrupamentos, o que permitirá a elaboração de horários mais aliciantes para os docentes que lecionam estas áreas, evitando assim possíveis desistências.
“Este projeto das AECs enquadra-se numa lógica mais global, num projeto educativo local que se direcione para a especificidade do concelho de Guimarães, principalmente no que diz respeito à sua dimensão cultural, patrimonial e histórica”, considera Adelina Paula Pinto, Vereadora da Autarquia com competências delegadas na Educação.
A proposta de renovação do modelo das Atividades de Enriquecimento Curricular está já a ser trabalhada com a Universidade do Minho, além de outros parceiros educativos, entre eles, as Associações de Pais do concelho de Guimarães, que também vão participar ativamente neste processo.