
Promover hábitos e estilos de vida saudáveis foi o objetivo da iniciativa. Vimaranenses efetuaram rastreios cardiovasculares e visuais e receberam aconselhamento nutricional.
Mais de duas centenas de rastreios gratuitos foram realizados no Largo da Oliveira, em Guimarães, esta quarta-feira, 23 de abril, numa ação que teve como objetivo promover na população bons hábitos de saúde, ao abrigo do programa “Vamos Rastrear o Distrito”.
A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, foi organizada pelo Núcleo de Estudos de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), órgão que representa os estudantes de Mestrado Integrado em Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.
Os rastreios contemplaram a medição da glicemia, da tensão arterial e do índice de massa corporal, sempre acompanhados com aconselhamento personalizado, com o objetivo de melhorar hábitos e promover estilos de vida saudáveis.
Foram também efetuados aconselhamentos nutricionais, por uma nutricionista especializada, e realizados rastreios de visão numa iniciativa que contou com a colaboração do Núcleo de Estudantes de Optometria da Universidade do Minho (NEOUM).