
Criação das estruturas desportivas assinalou primeira inauguração do Orçamento Participativo vimaranense. Praticantes de Salamanca, Porto, Famalicão e Fafe estiveram em Guimarães no primeiro dia.
Guimarães passou a ser o concelho do país com maior número de parques de Street Workout, depois de ter procedido à abertura, este sábado, de três equipamentos destinados à prática desta modalidade, numa proposta apresentada pelo vimaranense Bruno Matos no âmbito da edição 2013 do Orçamento Participativo, mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de decisão da Autarquia.
Os três parques de Street Workout estão situados no Parque da Cidade, na freguesia da Costa, no Parque da Cidade Desportiva, em Candoso Santiago, e no Parque da Ínsua, na vila de Ponte. «Esta inauguração tem muito simbolismo por se tratar da primeira obra que inauguramos da primeira edição do Orçamento Participativo», referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
«Com mais esta modalidade, evidenciamos o ecletismo no desporto vimaranense, sem vaidade, com simplicidade e envolvendo as pessoas da nossa comunidade de uma maneira participada e plural. Esta é a nossa forma de estar na vida política», acrescentou o Autarca, destacando a multidisciplinariedade de Guimarães. «Somos o concelho do desporto, do património, da cultura, da ciência, da investigação...».
A inauguração das estruturas de Street Workout, em Guimarães, contou com a presença de praticantes provenientes de Salamanca (Espanha), Porto, Famalicão e Fafe. Em Portugal, apenas Lisboa, Ribeira de Pena e Fafe, com um equipamento cada, ofereciam esta modalidade às suas populações. «A ideia surgiu há três anos! Gostava de agradecer a quem votou nesta proposta do Orçamento Participativo e espero que as pessoas possam usufruir com assiduidade deste serviço», declarou o autor da ideia.
«O que mais me motivou a elaborar esta candidatura foi acreditar que Guimarães era o sítio certo para reforçar o crescimento da modalidade em Portugal. Num concelho onde há cultura desportiva, em que a prática de atividades físicas alternativas se verifica com bastante intensidade, faz todo o sentido estarmos equipados com estruturas capazes de suportar e satisfazer as necessidades de uma modalidade que cresce a um nível vertiginoso em todo o Mundo», afirmou Bruno Matos, apaixonado pela modalidade e vencedor de entre as 80 propostas que se encontravam a votação na primeira edição do Orçamento Participativo, promovida pelo Município de Guimarães.
O Vice-Presidente da Câmara, com competências delegadas no Orçamento Participativo, realçou a «importância simbólica» da primeira obra inaugurada no âmbito da participação ativa dos cidadãos. «Esta ideia tem tanto de simplicidade como de genialidade. Gostávamos de agradecer ao Bruno, porque são necessárias ideias transformadoras e este é um bom exemplo», disse Amadeu Portilha.
O Street Workout é uma modalidade desportiva cujos exercícios visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação e equilíbrio, característicos de modalidades como a ginástica artística ou o “parkour”. A esta base de exercícios, o Street Workout acrescenta a componente lúdica e de exibição, na tentativa de criar a simbiose perfeita entre a criatividade e o domínio da técnica, da qual resulta um efeito visual que torna esta modalidade num espetáculo de movimento e controlo do corpo humano.