
Projeto de comunidade “Outra Voz + SOOPA” encerra Ciclo de Concertos de Páscoa 2014. Espetáculo envolve cerca de 120 pessoas.
A Igreja de S. Francisco, em Guimarães, recebe esta quarta-feira à noite, 16 de abril, pelas 21:30 horas, o último de seis espetáculos musicais promovidos pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito da 16ª edição do Ciclo de Concertos de Páscoa.
A peça sonora e cénica “Sancta Víscera Tua” é construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra – literalmente percurso sacro – que, na sua génese, propõe a re-encenação do sacrifício, numa celebração que é também vestígio dos mais primordiais ritos de transformação e mediação entre materiais e sentidos.
Este percurso, que é uma estrutura organizacional e temporal, oscila entre estímulos que ocorrem em planos distintos, abordando o sacrifício enquanto elemento visceral que acompanha trans-culturalmente a mediação coletiva humana entre a matéria e a anima. Uma construção vibracional de som, gesto, luz e voz.
A voz, enquanto organismo primordial constituído por uma extrema visceralidade, estabelece-se enquanto fluxo sonoro que transforma pela matéria o sentido, filtrando pelas suas cavidades internas ruídos, vibrações e ímpetos. A voz rude, como potência de evocação e intenção, surge como emissor de sinal que interceta a arquitetura da Igreja, pela ressonância das suas reentrâncias, reconectando as dimensões mais telúricas do canto coletivo, com o impacto na matéria.
“Sancta Víscera Tua” surge no seguimento de uma série de composições para massa coral e espaço, desenvolvidas desde 2010 (TEUFEL*RADARMASS/Berlim, KHŌROS ANIMA/CEC Guimarães 2012 e TUNNEL VISION/Tzadik) e que juntam um trabalho específico sobre os espaços ressonantes, pré-linguagem, autopoiesis, e os territórios intangíveis estudados pela Física contemporânea, na organização e elaboração de peças sonoras em movimento.
Atendendo às características do espetáculo com que será encerrada a presente edição do Ciclo de Concertos de Páscoa, a organização foi solicitada a assegurar que a lotação sentada da Igreja de São Francisco não seja ultrapassada, como forma de garantir a disponibilidade de todas as áreas de circulação para aproveitamento cénico e coreográfico.
O público interessado deverá assegurar previamente o levantamento de bilhetes, única forma de poder aceder ao espetáculo. Os bilhetes, gratuitos, serão disponibilizados na bilheteira do Palácio Vila Flor das 10 às 19 horas do dia do espetáculo (16 de abril), sendo entregues um máximo de dois bilhetes por pessoa.
Os bilhetes restantes serão distribuídos nas mesmas condições, a partir das 21 horas, junto à entrada da Igreja de São Francisco. Por outro lado, não serão permitidas entradas após o início do espetáculo.
[ Ficha Técnica ]
Direção e composição - Jonathan Saldanha
Dramaturgia - Jonathan Saldanha, Júlio Mendes Rodrigues
Encenação - Jonathan Saldanha, Catarina Miranda
Músicos e Performers - Ana Renata Polónia, Ana Sofia Albuquerque, Angélica Salvi, Antje Schmidt, Brendan Hemsworth, Catarina Miranda, Carlos Correia, Outra Voz, Ece Canli, Filipe Silva, Igor Bisser, João Carrapa, João Guimarães, João Pais Filipe, Jorge Carvalhal, Leonel Teles Meneses, Mónica Amado, Natércia Vaz Marques, Nuno Marques Pinto, Rui Leal, Rui Sousa, Sara Pereira, Sérgio Carvalho.
Assistência artística - André Cepeda, ARARA, Dayana Lucas, Padre João Carrapa, Nuno Pinto, Filipe Silva, Francisco Queimadela.
Produção - SOOPA, Outra Voz, Sandra Carneiro
Parceiros - Igreja Santa Clara, Câmara Municipal de Guimarães