
Participantes terão até 30 de maio para submeter os seus trabalhos, e os vencedores serão anunciados a 30 de junho.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado este ano com um evento no Campus da Penha da Universidade do Algarve, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) lançou o concurso "Genética & Raras – Uma Visão, Vários Olhares". A iniciativa convida estudantes do ensino superior a desenvolver um projeto de base multidisciplinar focado na Genética Humana e nas Doenças Raras, destacando a importância do conhecimento científico e da comunicação nesta área.
O concurso insere-se nas celebrações dos 50 anos do Departamento de Genética Humana (DGH) do INSA e destina-se a alunos de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Comunicação de Ciência, Comunicação em Saúde, Engenharias e Design. O objetivo é fomentar soluções inovadoras e incentivar o diálogo entre diferentes disciplinas para enfrentar os desafios associados às doenças raras.
Os participantes terão até 30 de maio para submeter os seus trabalhos, e os vencedores serão anunciados a 30 de junho. O primeiro prémio inclui um estágio de um mês no DGH do INSA, em Lisboa ou no Porto, ou na Direção-Geral da Saúde. Além disso, serão atribuídas duas menções honrosas, e todos os premiados apresentarão os seus projetos na sessão comemorativa do aniversário do DGH, recebendo um certificado de mérito.
As doenças raras são, na sua maioria, crónicas, debilitantes e de evolução rápida, exigindo esforços conjuntos de várias áreas. A investigação genética, o desenvolvimento de novas terapias e a prestação de cuidados multidisciplinares são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos doentes. Em Portugal, estima-se que entre 600 a 800 mil pessoas sejam afetadas por estas condições.
Para mais informações, os interessados podem consultar aqui o regulamento e normas de candidatura ou então no site do INSA, onde também está disponível um vídeo de apresentação da iniciativa.
As inscrições devem ser submetidas através do link disponibilizado pelo Instituto.