Mercado Municipal aberto na sua totalidade, com medidas preventivas tais como desinfeção das mãos, controlo de acessos, uso obrigatório de máscaras e medidas de distanciamento entre vendedores e clientes.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, visitou esta sexta-feira, o Mercado Municipal Guimarães, no momento que fica marcado pela reabertura da venda não diária do Terrado do Mercado, no âmbito das medidas de desconfinamento e na retoma progressiva da nova normalidade, na sequencia da pandemia da Covid-19.
Domingos Bragança pretende “transmitir confiança mas com prudência ”, realçando o exemplo que os vimaranenses têm dado pelo cumprimento das normas. O Presidente da Câmara alerta, ainda assim, que “a retoma da normalidade está a ser feita de uma forma progressiva, com as devidas medidas de precaução, e é importante, todos os nossos concidadãos, continuarem a proteger-se conforme as indicações da Proteção Civil e da Direção Geral da Saúde”.
Considerando o plano de contingência no âmbito da Covid-19, a fim de permitir mais distanciamento nos pontos de venda do terrado municipal, foram atribuídas bancas no interior do mercado aos vendedores do terrado, com produção própria. De forma a não concentrar as pessoas nos dias em que normalmente há mais fluxo (sextas-feiras e sábados), alguns vendedores dos produtos da terra passam a vender também à quarta e quinta-feira, que vai permitir aos clientes efetuarem as suas compras durante a semana aos vendedores que até agora só encontravam à sexta-feira.
O regresso foi positivo, com segurança, e medidas de higienização mais reforçadas, adotando medidas preventivas tais como desinfeção das mãos, controlo de acessos, uso obrigatório de máscaras e medidas de distanciamento entre vendedores e clientes. A reabertura das Feiras Retalhistas de Guimarães acontecerá partir do dia 29 de maio, com a elaboração de plano de contingência pela respetiva entidade gestora e sua disponibilização online.
O Município de Guimarães adotou esta semana novas medidas do plano de desconfinamento, no sentido potenciar a atividade do comércio local e incrementar ainda o regresso de atividades de índole cultural, desportiva e económica, com as condições de segurança que encorajem o seu usufruto por parte dos respetivos interessados com confiança e responsabilidade.
