
O Festival Internacional de circo contemporâneo Vaudeville Rendez-vous invade a cidade de Guimarães entre os dias 16 e 19 de julho, com programação gratuita.
De 16 a 19 de julho, Guimarães será palco da 11.ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous, que traz às ruas das cidades do quadrilátero cultural, Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão, algumas das mais reputadas companhias nacionais e internacionais de circo contemporâneo. A programação é totalmente gratuita e oferece um programa com espetáculos para toda a família.
Sob a ideia de ciclo, a edição deste ano convida o público a refletir sobre temas como a memória, o movimento, a reinvenção e até a morte, através de diferentes linguagens artísticas do circo contemporâneo.
A cidade de Guimarães acolhe o espetáculo de abertura do festival já na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, às 22h00, no Recinto da Feira Semanal. A companhia francesa La Bande à Tyrex abre o festival com acrobacias e muita música, num ambiente festivo e para toda a família.
Destaques da programação em Guimarães:
LA BANDE À TYREX
16 de julho, 22h00 | Recinto da Feira Semanal
O pelotão de bicicletas combina acrobacias com música ao vivo, num espetáculo imperdível para toda a família.
NKAMA
17 de julho, 19h00 | Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança
Uma fusão entre malabarismo, ritmo e dança, com influências dos sons moçambicanos.
MASACRADE
17 de julho, 22h00 | Recinto da Feira Semanal
Uma tragicomédia da companhia Marcel et Ses Drôles de Femmes, com humor negro e reflexão sobre a morte e o sentido da vida.
UNE PARTIE DE SOI
18 de julho, 19h00 | Jardim do Museu Alberto Sampaio
Uma viagem vertical de João Paulo Santos com o mastro chinês, onde o corpo conta a história mostrando o ser humano para além do acrobata.
HOMENAJE
18 de julho, 22h00 | Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança
Um espetáculo intenso da artista de circo Sílvia Capell e do percussionista Bernat Torras, onde circo e música ao vivo se fundem numa reflexão poética sobre a vida e a morte.
CREAM
19 de julho, 11h00 | Largo Cónego José Maria Gomes
Uma coprodução nacional do INAC, com Jorge Lix, que explora a relação entre o ser humano e a tecnologia, através do malabarismo, num cenário de videojogo em tom pastel.
RIMA
19 de julho, 19h00 | Instituto de Design de Guimarães
Espetáculo de Alan e Alvin, onde as técnicas de circo e o movimento se cruzam, tendo como linguagem central a roda Cyr. RIMA é uma narrativa poética que aborda a importância da conexão e da empatia no mundo contemporâneo.