A iniciativa "Guimarães Cidade Natal" reafirma o seu compromisso com a inclusão, ao colocar as pessoas com deficiência no centro da sua estratégia de planeamento. Todas as ações e espaços associados ao programa foram concebidos tendo como prioridade a acessibilidade, garantindo que todos os cidadãos e visitantes possam usufruir plenamente das atividades.
O Município de Guimarães sublinha que assegurar um ambiente acolhedor, seguro e acessível para todos é uma responsabilidade social essencial. Este trabalho tem sido fortalecido pelo contributo do Grupo Temático das Acessibilidades do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, em colaboração com a Divisão da Cultura, permitindo implementar medidas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida, dificuldades sensoriais ou outras necessidades especiais e garantindo que as soluções respondem às necessidades reais da comunidade.
Estacionamento reservado e acessos para pessoas com mobilidade condicionada (mediante dístico):
Alameda de S. Dâmaso Norte (Escadinhas)
Alameda de S. Dâmaso Sul
Largo Valentim Moreira de Sá
Rua Dr. Avelino da Silva Guimarães
Rua de Santo António
Rua Gil Vicente
Rua Val de Donas (em frente aos antigos correios)
Rua Dr. José Sampaio
Avenida Alberto Sampaio.
Existem, ainda, parques de estacionamento públicos acessíveis, com boas condições de acesso:
Parque de Camões
Parque Plataforma das Artes
Parque Central Estádio
Parque Centro Cultural Vila Flor
Parque do Mercado Municipal
Recinto da Feira Semanal.
Acessos adaptados e facilidades
• Os principais equipamentos do evento são acessíveis por rampas, nomeadamente a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal e a Tenda Encantada de Natal (esta última com lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada).
• A grande atração de diversão, a roda gigante, conta com cabines adaptadas.
• Está disponível uma casa de banho adaptada na Alameda de São Dâmaso Sul (junto ao estacionamento de motociclos).
• A sinalização do evento inclui pictogramas claros, de modo a facilitar a navegação e a comunicação universal.
• Em termos de estímulos sensoriais, existem períodos de menor estimulação (luz e som reduzidos) para pessoas com necessidades específicas: entre 1 de dezembro e 11 de janeiro, diariamente das 14h00 às 15h00.
Com esta abordagem, o Município de Guimarães pretende promover uma vivência festiva verdadeiramente inclusiva, onde cada pessoa, independentemente das suas capacidades, possa sentir-se parte integrante desta celebração.
