A abertura de uma exposição no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta deu o mote para as comemorações, que se prolongam até 18 de abril.
Um conjunto diversificado de iniciativas, organizadas pela Câmara Municipal de Guimarães, vai evocar, ao longo deste mês, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, sob o tema “Lugares de Memória”.
As comemorações, que se realizam em associação com a Direção-Geral do Património Cultural, principiaram esta segunda-feira com a abertura de uma exposição de desenho promovida por alunos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, intitulada ‘Guimarães e seus Lugares de Memória’”, disponível ao público no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta até ao dia 17 de abril.
Além desta exposição, serão organizadas visitas guiadas ao Centro Histórico de Guimarães na manhã do dia 11 de abril, às 11 horas, e na tarde do dia 17 de abril, às 16 horas. As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas através de correspondência eletrónica (cultura@cm-guimares.pt) ou diretamente no Posto de Turismo.
O local de partida das visitas guiadas, cuja realização estará condicionada em função das condições climatéricas, está marcado para a entrada principal do edifício da Câmara Municipal de Guimarães.
A 16 de abril, pelas 18:30 horas, o Auditório (Sequeiro) da Fraterna, situado na Travessa Vila Verde, em Couros, recebe uma palestra/conversa com Associações Juvenis de Guimarães. O arquiteto Miguel Frazão é o orador e coordenador da iniciativa «Guimarães e seus ‘Lugares de Memória’”.
O dia 18 de abril evoca a data em que o Dia Internacional de Monumentos e Sítios foi proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), no ano de 1982, que viria a ser aprovado em Assembleia Geral da UNESCO em 1983.
Este dia tem como pretensão alertar para a diversidade do património cultural da humanidade, a sua vulnerabilidade e os esforços requeridos para a sua proteção e conservação. Anualmente, a data é assinalada em vários países, através da realização de múltiplas atividades, entre as quais, visitas a monumentos e locais patrimoniais, conferências e exposições.