
A melhor prestação de sempre da equipa das Quinas foi alcançada no espaço que reúne “todas as condições para a prática desportiva”. O elogio ao Multiusos de Guimarães pertence à organização do evento.
A seleção portuguesa conquistou 12 medalhas - três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze – no Campeonato da Europa de Trampolins realizado em Guimarães, superando o recorde de nove medalhas dos últimos Europeus, organizados em São Petersburgo, na Rússia.
Na tabela final de medalhas, Portugal classificou-se no terceiro lugar, atrás da Rússia, que conquistou 26 medalhas, e da Grã-Bretanha, que alcançou 19. Ao todo, 36 ginastas (18 seniores e 18 juniores) representaram Portugal no Campeonato da Europa, que contou com mais de 600 atletas oriundos de 27 países.
Luís Arrais, Diretor do Comité Executivo dos Europeus de Trampolim, congratulou-se com a “qualidade das instalações proporcionadas pelo Pavilhão Multiusos de Guimarães”, destacando ao mesmo tempo o desempenho da Seleção Nacional, que teve a melhor prestação de sempre nesta competição.
“Fantástico! Correu tudo dentro do que estava previsto num evento com uma qualidade técnica excecional. Batemos o recorde anterior a nível de medalhas e ultrapassamos largamente o que tínhamos feito no passado. Fomos muito bem acolhidos pela Câmara e pela Tempo Livre. Melhor, seria muito difícil”, afirmou, em jeito de balanço, realçando a colaboração de 110 voluntários, a maior parte de Guimarães.
Na competição, Diogo Ganchinho classificou-se no quinto lugar da final de trampolim individual, prova que encerrou, em conjunto com a final feminina, a 24ª edição dos Campeonatos Europeus de Trampolins, realizada no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Numa prova ganha pelo bielorrusso Uldzislau Hancharou, o ginasta português, que somou 57,505 pontos, repetiu a classificação obtida nos campeonatos do Mundo de 2013, realizados em Sófia, tendo ficado, no entanto, abaixo do quarto lugar que tinha alcançado nos Europeus de 2012, na Rússia.
No escalão júnior, Pedro Ferreira ganhou a medalha de bronze na final de trampolim individual com 54,685 pontos, tendo ficado atrás dos russos Oleg Selyutin (55,430) e Dmitry Zenkin (55,065). Por ter alcançado um lugar entre os quatro primeiros, o ginasta garantiu a presença nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam este ano em Nanjing, na China.
O Europeu de Trampolins reuniu participantes provenientes da Alemanha, Áustria, Azerbeijão, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Israel, Letónia, Portugal, Polónia, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia, num total de 27 países distintos que se fizeram representar por 304 atletas seniores e 337 juniores.
ÁUDIO