
A exposição, concebida para pessoas cegas, com baixa visão e também para o público em geral, promove o contacto direto com a arte através de pinturas com relevo e esculturas, acompanhadas de informação em braille e audioguia.
A Casa da Memória de Guimarães acolhe, no próximo dia 3 de maio, às 10h00, a inauguração da exposição tátil “Emoções”, uma iniciativa da Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) integrada no projeto REALCES, que propõe uma experiência artística inclusiva centrada no sentido do toque.
A exposição, concebida para pessoas cegas, com baixa visão e também para o público em geral, promove o contacto direto com a arte através de pinturas com relevo e esculturas, acompanhadas de informação em braille e audioguia. O percurso poderá ser feito de olhos vendados, proporcionando uma experiência sensorial profunda e acessível.
Durante a sessão de abertura será também apresentado o I Concurso Literário “REALCES”, que visa sensibilizar crianças e jovens para a importância da saúde oftalmológica e para o direito de participação cultural de todas as pessoas, com foco na acessibilidade à arte como um valor estruturante de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A entrada é gratuita.