


Ciclo formativo integra-se na missão do BAC de promover, facilitar e apoiar a criação artística e cultural em Guimarães.
O Município de Guimarães anuncia as três primeiras ações de formação no âmbito do programa de capacitação do Balcão de Apoio à Criação (BAC), uma iniciativa dedicada ao reforço das competências do setor cultural vimaranense.
A primeira formação decorre já nos dias 30 e 31 de maio, com sessões dedicadas à Comunicação Cultural, seguindo-se a ação formativa de Mediação Cultural, nos dias 6 e 7 de junho. Ambas terão lugar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). A terceira formação, intitulada "Questões Legais e Fiscais do Setor Cultural", realiza-se a 14 de junho, na AMEA – Academia de Música e Estudos Artísticos.
As duas primeiras formações são organizadas e ministradas pela associação Acesso Cultura. A sessão sobre "Questões Legais e Fiscais do Setor Cultural" será conduzida por Alexandra Saraiva Fonseca e Ana Ribeiro dos Santos, sendo dirigida a todos os profissionais da cultura com atividade enquadrada no âmbito de aplicação do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura (EPAC). Com esta iniciativa, o Município de Guimarães reafirma o seu compromisso com o fortalecimento do tecido cultural e artístico local, promovendo a valorização dos profissionais que nele atuam.
O Balcão de Apoio à Criação tem como missão promover, facilitar e apoiar a criação artística e cultural em Guimarães, disponibilizando recursos, informação e apoio aos agentes culturais e criadores individuais do concelho. Este ciclo formativo surge como resposta à necessidade de reforço de competências essenciais nas áreas da produção, criação, financiamento e divulgação, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento qualitativo do setor cultural.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link, até ao limite máximo de 20 pessoas: https://em.guimaraes.pt/bac/acoes-de-formacao