
No dia 21 de julho, às 12h15. Obra revisita uma década de projetos, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Antes, a partir das 10h00, há diversas atividades.
O Laboratório da Paisagem assinala um momento especial no próximo dia 21 de julho, com a apresentação oficial do livro “Laboratório da Paisagem – 10 anos”. A sessão solene, marcada para as 12h15, contará com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, bem como do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da presidente do Laboratório da Paisagem, Adelina Pinto.
A edição comemorativa do livro dos 10 anos do Laboratório da Paisagem revisita uma década de projetos, inovação e compromisso com a sustentabilidade em Guimarães. A presença da ministra do Ambiente no lançamento reforça, assim, a importância nacional do trabalho desenvolvido pela entidade.
Antes desta sessão, entre as 10h00 e as 12h00, o “Laboratório de Portas Abertas” convida toda a comunidade a conhecer o dia a dia da instituição, com experiências interativas e atividades para todas as idades. Durante este momento, destaque para as demonstrações de arboricultura, monitorização dos cursos de água, oficinas sobre biodiversidade e visitas aos laboratórios científicos, onde será possível acompanhar trabalhos de investigação em tempo real.
De tarde, entre as 15h00 e as 16h00, no restaurante Formigas, no Parque da Cidade, será apresentado o estudo “Impacte das Áreas Verdes na Saúde”, desenvolvido em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Instituto Superior de Saúde. Este projeto de investigação científica analisou a relação entre o contacto com espaços verdes e os impactos na saúde mental e física da população. Os investigadores envolvidos no estudo estarão presentes na sessão.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e está disponível aqui.
Programa completo
Laboratório de Portas Abertas
Horário: 10h00 – 12h00
Atividades:
10h00 – 10h30 – Boas-vindas e apresentação do Laboratório da Paisagem e dos seus projetos
10h30 – 11h30
Áreas verdes e renaturalização dos ecossistemas ribeirinhos
Através de uma maquete 2D, os visitantes poderão viajar pelo concelho de Guimarães e perceber as transformações nas áreas verdes e zonas ribeirinhas.
Arboricultura
Com as árvores como elemento de trabalho, será dado a conhecer o trabalho diário de um arboricultor. (Local: área de estacionamento do Laboratório)
Monitorização dos rios
Os visitantes serão convidados a conhecer como é feito o trabalho de investigação e monitorização da qualidade ecológica dos cursos de água de Guimarães. (Local: zona exterior do Laboratório da Paisagem)
Educação para a sustentabilidade
Numa aula interativa, os participantes irão conhecer os cinco guias do Laboratório da Paisagem sobre a biodiversidade local, essenciais para todos os amantes da natureza.
11h00 – 12h00
Laboratórios abertos
Laboratório 1 – Em pleno laboratório, os participantes irão vestir a bata e assumir o papel de um investigador, acompanhando o trabalho de avaliação dos parâmetros físico-químicos, biológicos e análise de microplásticos dos cursos de água de Guimarães.
Laboratório 2 – Conhecer e monitorizar a biodiversidade é essencial para garantirmos a proteção e conservação das espécies. Os participantes irão aprender com os biólogos do Laboratório da Paisagem a reconhecer as espécies locais e como podem contribuir para o Plano de Ação de Biodiversidade de Guimarães.
15h00 – 16h00
Parque da Cidade – Restaurante Formigas
Apresentação do estudo “Impacte das áreas verdes na Saúde”, projeto de I&D em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Instituto Superior de Saúde, com a presença dos investigadores envolvidos no projeto, nomeadamente na área da saúde mental e física.