
A partir de sábado, 28 de junho, a programação cultural do Penisulares chega a Guimarães e inclui exposições, residências artísticas, Textile Talks e workshops, promovendo o cruzamento entre territórios, criadores e públicos ibéricos.
“Modos de Ver” é o tema central da edição 2025 do Peninsulares, um projeto internacional que liga Guimarães e a cidade espanhola de Pontevedra através da arte têxtil contemporânea.
O projeto, promovido pela Ideias Emergentes / bienal Contextile (Portugal) e Indigo Proyectos (Espanha), pretende fortalecer a cooperação entre territórios com forte tradição têxtil, rompendo fronteiras clássicas e incentivando novos fluxos de criação e conhecimento. A arte têxtil é assim afirmada como linguagem contemporânea universal e veículo de reflexão crítica e sensível sobre os desafios atuais.
Inspirado no livro “Ways of Seeing”, de John Berger, o tema “Modos de Ver” convida a uma nova perceção da natureza e da nossa relação com ela – uma chamada à reconexão com os ritmos, os materiais e as práticas que moldam a nossa identidade cultural e ecológica.
PROGRAMA
Peninsulares 2025
Exposição Ibérica de Arte Têxtil Contemporânea
Palacete Santiago — Museu Alberto Sampaio e Garagem Avenida
Inauguração: 28 junho | 16h00
Residência Artística
Ateliers Fornos da Cruz de Pedra e Convento de Santo António dos Capuchos
Exposição: 28 de junho a 2 de agosto
Textile Talks
Convento de Santo António dos Capuchos
28 de junho | 18h00
Workshops
Ateliers Fornos da Cruz de Pedra
29 de junho, 9h30 – 16h00
“Como fazer papel vegetal”, por Pilar Sala
“Redes de pesca”, por Irene Trapote