
Tomasz Janowski é o nome do coordenador que vai gerir a Unidade de Guimarães da Universidade das Nações Unidas, a partir de julho. Primeira visita teve como objetivo agradecer pessoalmente a Domingos Bragança o seu empenhamento pessoal ao longo de todo o processo.
O chefe de missão da nova Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), Tomasz Janowski, acompanhado pela professora Elsa Estevez, uma especialista em “e-participation”, igualmente no quadro desta Unidade, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães para apresentar cumprimentos institucionais e inaugurar uma colaboração próxima e fecunda entre a UNU e o Município de Guimarães.
A UNU-EGOV iniciará atividade já no próximo dia 01 de julho, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Guimarães e Universidade do Minho, no Campus de Couros. Em nome da UNU, o professor agradeceu, na pessoa do Presidente da Autarquia, Domingos Bragança, o empenho do Município e do Governo de Portugal na concretização desta iniciativa, assim como o «acolhimento caloroso» que lhes está a ser proporcionado pela cidade e pela Universidade do Minho.
Na visita realizada, foram identificadas diversas áreas de colaboração a aprofundar, em articulação direta com a Universidade do Minho, cujo papel de liderança na construção de um espaço cívico do conhecimento, materializado em inúmeras histórias de sucesso, foi sublinhado pelo Presidente da Autarquia.
Foi ainda abordada a realização de uma importante Conferência Internacional na temática do Governo Eletrónico (ICEGOV 2014), no próximo mês de outubro, em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, num encontro que tem o apoio da Câmara Municipal, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Nesta reunião, realizada nos Paços do Concelho, a Universidade do Minho esteve representada pelos professores Luís Soares Barbosa e Paulo Novais, do Departamento de Informática da Escola de Engenharia.
Recorde-se que a Universidade das Nações Unidas vai instalar em Guimarães, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, localizado na zona de Couros, uma unidade operacional para o ensino e investigação no domínio da governação eletrónica, num acordo oficializado no dia 23 de maio 2014, no Palácio de São Bento, em Lisboa.
A unidade de Guimarães da Universidade das Nações Unidas, única em Portugal, será responsável pela formação de altos dirigentes de todo o mundo em governação eletrónica, com um corpo de docentes que será repartido entre a Universidade Minho e Universidade das Nações Unidas.
A abertura deste polo, que estava a ser preparada desde o início deste ano entre o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Reitor da Universidade do Minho e a CCDR-N, faz parte da estratégia de crescimento da Universidade das Nações Unidas, que privilegia o conhecimento gerado pelos investigadores associados à instituição no âmbito do governo eletrónico (e-government).