Candidatura de Guimarães passou à 2ª fase. Projeto vencedor será anunciado em dezembro, durante a realização da conferência “Portugal Família”.
A candidatura do projeto “Residências Partilhadas”, da responsabilidade da empresa municipal CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães, é uma das dez finalistas nacionais da 5ª edição do Prémio Manuel António da Mota.
O galardão visa distinguir instituições que desenvolvam ações no âmbito da valorização, defesa e apoio às famílias. Reconhecido como um projeto inovador e pioneiro no país, o modelo de “Residências Partilhadas” tem como principal característica apoiar famílias unifamiliares, ou seja, constituídas por um só elemento.
O processo de escolha da candidatura vencedora envolverá, nos termos do regulamento do prémio, a apreciação no terreno das atividades e dos projetos concorrentes. Seguir-se-á a avaliação das candidaturas por parte do júri de seleção, composto por seis membros. O anúncio da candidatura vencedora terá lugar na conferência “Portugal Família”, a realizar em dezembro, na cidade do Porto.
No 20º aniversário do Ano Internacional da Família, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, a Fundação Manuel António da Mota pretende premiar as organizações públicas e/ou privadas que prestam também um serviço de apoio à família nas áreas da pobreza e exclusão social, economia familiar, atendimento e acompanhamento social, apoio familiar e aconselhamento parental, apoio à vida, políticas e práticas amigas da família, envelhecimento demográfico, violência doméstica, educação, emprego, intervenção precoce e saúde.
A Fundação institui anualmente o “Prémio Manuel António da Mota” distinguindo organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios da sua atividade. Em 2014, será efetuado o reconhecimento e notoriedade públicas do trabalho desenvolvido e a importância dos valores e interesses da família na sociedade portuguesa.
O júri deste prémio é constituído por Daniel Serrão, Professor Convidado do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Maria Joaquina Madeira, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações em 2012, Maria Manuela Eanes, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, Vogal do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, e Rosa Maria Mota, Vogal do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota.
Recentemente, no passado dia 30 de junho, o projeto da CASFIG mereceu destaque no programa radiofónico “Portugal Família”, da TSF, parceiro de comunicação da Fundação Manuel António da Mota, promotor do prémio. Ligação da reportagem disponível AQUI.