“Este quartel é um lugar onde Guimarães encontra todos os dias a sua melhor consciência solidária, a sua prontidão e o seu coração mais generoso.” A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, que marcou presença, no passado sábado, 13 de dezembro, no evento “Chama do Futuro”, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães e dedicado ao juramento de bandeira de novos elementos, ao reforço de meios, à formação e à renovação geracional da corporação.
Aquela cerimónia, realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, teve como um dos momentos centrais a apresentação da primeira escola de Infantes e Cadetes, o juramento de bandeira de novos bombeiros e a apresentação de uma nova ambulância de socorro, resultado de um investimento de cerca de 86 mil euros, integralmente financiado por uma empresa vimaranense e pelo apoio solidário da comunidade. O novo veículo vem reforçar a capacidade operacional da corporação e melhorar a resposta às situações de emergência no concelho.
O evento ficou marcado pela apresentação da nova equipa de Infantes e Cadetes, composta por jovens entre os 10 e os 16 anos, que iniciam agora um percurso formativo com vista à sua futura integração no corpo de bombeiros. Foi também apresentada, pela primeira vez em Guimarães, a criação do Curso Profissional de Bombeiros, a funcionar na Escola Secundária Francisco de Holanda, bem como realizado o Juramento de Bandeira de 10 novos bombeiros, que assumiram publicamente o compromisso de servir a comunidade. Ricardo Araújo saudou as crianças e jovens e deixou uma palavra especial de reconhecimento "às famílias destas crianças e jovens, porque educar para a solidariedade e o bem-comum é um dos maiores atos de cidadania que se pode praticar", suportou.
No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, felicitou também de forma particular os "dez novos bombeiros e bombeiras que, após um ano de formação intensa, exigente e transformadora, assumem publicamente um compromisso solene. Um compromisso que não se limita a palavras, mas que se traduz em disponibilidade permanente, em risco assumido e em coragem colocada ao serviço da comunidade. Quero que saibam que o vosso juramento honra Guimarães. A vossa entrega engrandece esta corporação", enalteceu o autarca.
Ao longo da sessão, Ricardo Araújo destacou, ainda, a importância estratégica da aposta simultânea nos meios materiais e no capital humano, sublinhando que “apostar na formação, nos jovens e na qualificação é investir num futuro mais preparado, mais seguro e mais humano”. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães reiterou também o compromisso do Município em continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários de Guimarães, reconhecendo o seu papel essencial na segurança, na coesão social e na identidade solidária do concelho.
O evento “Chama do Futuro” reuniu bombeiros, jovens, famílias, empresários e autoridades locais, num momento simbólico que celebrou o passado e o presente da corporação, mas que apontou, sobretudo, para um futuro assente na dedicação voluntária, na formação contínua e no envolvimento ativo da comunidade vimaranense.
