Guimarães assinala Dia Municipal para a Igualdade com ações de sensibilização e mobilização comunitária
No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Guimarães, através do Espaço Municipal para a Igualdade, promove um conjunto de iniciativas que reforçam o compromisso do concelho com a defesa dos direitos humanos e a eliminação das desigualdades.
As ações arrancaram esta segunda-feira, com a adesão à Campanha “Luto e em Luta”, da UMAR, assinalada pela colocação de uma faixa preta no Largo do Toural, simbolizando o combate à violência contra as mulheres.
No dia 25 de novembro, durante a manhã, será realizada uma ação de sensibilização dirigida aos/às beneficiários/as do Serviço de Acompanhamento e Ação Social Integrada do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, dedicada ao tema da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Na parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h00, a Plataforma das Artes e da Criatividade acolherá uma sessão de cinema com a exibição do filme “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi. A obra aborda temáticas como os direitos das mulheres, estereótipos e papéis de género, patriarcado, violência doméstica e participação cívica, destacando-se pelo seu rigor técnico e cinematográfico. A iniciativa destina-se a alunos/as, Diretoras/es de Turma e membros de Associações Juvenis, sendo organizada pelo Espaço Municipal para a Igualdade em colaboração com a Divisão do Desporto, Juventude e Cidadania.
