
Instituições de Guimarães acolhem 24 cidadãos da comunidade yazidi
Guimarães torna-se no berço de uma vida nova para 24 cidadãos da comunidade yazidi, que serão recebidos esta segunda-feira à noite na cooperativa Fraterna, onde vão jantar. Grupo chegou a Portugal ao início da tarde num voo proveniente da Grécia. Instituições reuniram-se hoje na Câmara de Guimarães.
O Lar de Santa Estefânia, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a ADCL-Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, o Centro Social de Brito, o Arciprestado de Guimarães-Vizela, a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira e o Centro Social e Comunitário de Tabuadelo, que aderiu recentemente ao programa “Guimarães Acolhe”, são as sete instituições de Guimarães que, a partir desta segunda-feira, 06 de março, vão receber sete famílias yazidi, num total de 24 pessoas com necessidade de proteção internacional.
A comunidade yazidi é uma minoria religiosa que tem sido alvo de perseguição e massacres na Síria e no Iraque por parte dos apoiantes do Estado Islâmico. Inicialmente, estava prevista a chegada de mais uma família de seis pessoas, mas a sua viagem foi adiada por motivos de saúde. As famílias vão ficar instaladas em alojamentos cedidos por instituições da rede social do concelho de Guimarães, no âmbito do Plano de Ação denominado “Guimarães Acolhe”, assinado no dia 16 de março de 2016, do qual fazem atualmente parte 18 entidades.
Este acordo surgiu do imperativo humanitário sentido pela Câmara Municipal e pelas instituições que subscreveram este Plano em responder ao apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do governo português para prover o acolhimento de pessoas com necessidade de proteção internacional. Com o programa “Guimarães Acolhe”, o Município de Guimarães propõe-se proporcionar condições de bem-estar e segurança às pessoas acolhidas, através dum forte envolvimento da sua rede social, desenvolvendo uma ação local convergente, integrada e articulada entre todos aqueles que nele participam.
Integração social
O “Guimarães Acolhe” tem recebido maioritariamente cidadãos jovens isolados do género masculino, com escolaridade básica e média. Até ao momento, e no âmbito deste Plano, acolheu 43 pessoas com necessidade de proteção internacional, oriundas do Estado da Eritreia, Etiópia, Síria e República Centro Africana, através de alojamentos cedidos pelo Centro Juvenil de S. José, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
Em Guimarães, os cidadãos acolhidos têm acesso a aulas de português e alguns destes cidadãos encontram-se inseridos no mercado de trabalho e/ou a fazer formação profissional. Sempre que possível, são proporcionadas outras atividades que contribuam para a sua integração social, como visitas a espaços históricos e eventos locais, participação em atividades culturais e desportivas e mais, recentemente, aulas de informática.
As 18 instituições que subscreveram o Plano de Ação da Câmara Municipal de Guimarães são as seguintes: ACES do Alto Ave, IEFP de Guimarães, Ordem dos Advogados - Delegação de Guimarães, Arciprestado de Guimarães-Vizela, Associação de Apoio à Criança, ADCL-Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Associação de Solidariedade Social de Professores - Delegação de Guimarães, Paróquia da Oliveira, Casfig EM, Centro Juvenil de S. José, Centro Social de Brito, Centro Social da Irmandade de S. Torcato, Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Guimarães, Fraterna, Lar de Santa Estefânia, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco e o Centro Social e Comunitário de Tabuadelo.
Notícias relacionadas
-
Guimarães celebra Dia Mundial do Refugiado com evento "Unir vozes para a Inclusão"
Guimarães celebra Dia Mundial do Refugiado com ...
18 Jun 2024 -
Consórcio Guimarães Acolhe reune na Biblioteca Municipal Raul Brandão
Consórcio Guimarães Acolhe reune na Biblioteca ...
23 Mai 2024 -
Guimarães Acolhe realiza mesa redonda com requerentes de asilo
Guimarães Acolhe realiza mesa redonda com ...
18 Jan 2023 -
Guimarães promove ação de formação para melhor integração de refugiados
Guimarães promove ação de formação para melhor ...
05 Set 2022