
150 anos de Raul Brandão em 2017 com programa especial nas escolas de Guimarães
A 07 de março de 2017, as atuais instalações da Biblioteca Municipal Raul Brandão também completam 25 anos, coincidindo com a passagem do 150º aniversário da data de nascimento do seu patrono.
Reforçar a notoriedade pública e o conhecimento literário da obra de Raul Brandão é um dos objetivos da Câmara Municipal de Guimarães, que está a preparar um programa especial de comemorações para assinalar, em 2017, os 150 anos do nascimento do prestigiado escritor e dramaturgo que viveu na freguesia de Nespereira entre 1886 e 1901.
A realização de um conjunto de eventos envolvendo a comunidade escolar permitirá consolidar uma relação de proximidade com o autor. «Queremos trazer Raul Brandão para o lugar que merece na literatura portuguesa e, nesse sentido, teremos de começar pelas escolas, despertando o interesse nos alunos», considerou Adelina Paula Pinto, Vereadora do Município responsável pela Biblioteca Municipal, durante as comemorações do 148º aniversário natalício.
A Câmara Municipal pretende, também, envolver a população de Guimarães no aprofundamento do conhecimento sobre Raul Brandão, «figura ímpar e um dos maiores escritores portugueses» no final do século XIX. «Os 150 anos do seu nascimento serão celebrados em vários pontos do concelho. Este ano, a Junta de Freguesia de Nespereira soube redimensionar as comemorações, apresentando um programa vivo, dinâmico e com muito sucesso de participação», destacou a Vereadora, com competências delegadas na área da Educação.
Nesta última quinta-feira, a Biblioteca Municipal promoveu a realização de duas iniciativas de âmbito cultural, em colaboração com alunos da EB 1 de Arrau, de Nespereira, freguesia vimaranense onde residiu Raul Brandão com quem manteve uma relação de grande proximidade com as gentes da terra, bem patente no conteúdo das suas obras onde estão expressas inúmeras referências. O programa de comemorações incluiu a inauguração da exposição “Um Olhar sobre Portugal Pequenino”, de Raul Brandão e Maria Angelina, patente ao público até 31 de março, e a interpretação de uma peça de teatro alusiva à mostra.
BREVE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA
Membro da Rede Nacional de Leitura Pública desde 1987, a atual Biblioteca Municipal Raul Brandão tem origens no Serviço de Bibliotecas e Apoio à Literatura da Fundação Calouste Gulbenkian, criado há cerca de 40 anos sob a direção de Branquinho da Fonseca. Em 1964, a direção do Círculo de Arte e Recreio (CAR) efetuou um pedido de apoio à Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1966, foi inaugurada a Biblioteca Fixa nº 127 da Fundação Calouste Gulbenkian na sede do CAR.
Em 1975, esta Biblioteca é instalada no antigo edifício dos Paços do Concelho, mantendo-se aí até 1992. A 07 de março desse ano, é inaugurada a Biblioteca Municipal Raul Brandão, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães. Com direção a cargo de Ivone Gonçalves, tem atualmente polos nas vilas de Lordelo, Pevidém e Taipas, além do posto itinerante que percorre as freguesias do concelho.