
Ações de sensibilização da Vimágua mostram a alunos como se capta e trata a água do rio Ave
Subordinada ao tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”, a iniciativa, que envolve a comunidade escolar de estabelecimentos de ensino de Guimarães e de Vizela, realiza-se esta semana no âmbito do Dia Mundial da Água. Utilização racional deste recurso é uma das mensagens a transmitir.
A empresa intermunicipal Vimágua iniciou esta segunda-feira, 16 de março, um conjunto de visitas-guiadas, sob orientação de técnicos especializados, que vão decorrer esta semana à Estação de Tratamento de Água de Santa de Eufémia de Prazins, em Guimarães, proporcionando à comunidade escolar um maior conhecimento sobre o modo como o recurso hídrico, captado no rio Ave, é monitorizado até chegar às torneiras dos consumidores.
As comemorações deste ano do Dia Mundial da Água, cuja data é assinalada anualmente a 22 de março, começaram a ser evocadas com a realização de uma visita de um grupo de alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas. Esta terça e quinta-feira, 17 e 19 de março, pelas 10 horas, será a vez de novos estudantes da mesma escola visitarem a Estação de Tratamento de Água. Já no dia 18 de março, igualmente de manhã, decorrerá a visita de estudantes da Escola Básica e Secundária de Infias.
«A água, enquanto valioso recurso hídrico, é utilizada diariamente na atividade humana e não pode ser devolvida ao ambiente sem ser tratada! As políticas públicas que temos adotado, como é exemplo o inovador sistema de ultrafiltração por membranas, permite-nos ter água de qualidade, o que nos oferece tranquilidade. Estas ações de sensibilização têm como objetivo defender o meio ambiente, os nossos recursos e proporcionar, por essa razão, uma melhor qualidade de vida às nossas pessoas», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães.
Armindo Costa e Silva, Presidente do Conselho de Administração da Vimágua, considerou que o programa estipulado para celebrar o Dia Mundial da Água constitui «mais um contributo e um investimento» para proceder a uma mudança de mentalidades. «É através do conhecimento e da consciencialização que adotaremos, no futuro, uma atitude diferente. As novas gerações são portadoras da preservação dos valores ambientais, o que nos pode garantir um desenvolvimento sustentável nas suas múltiplas ações», disse.
A realização deste conjunto de visitas à Estação de Tratamento de Água da Vimágua, em Santa Eufémia de Prazins, permite dar a conhecer ao público estudantil de que forma se capta e trata a água de abastecimento público, além de serem explicadas todas as etapas que compõem os respetivos processos de captação e tratamento. As visitas ao “Centro de Aprendizagem Sobre Água”, situado junto da Estação de Tratamento de Água, podem ser agendadas através do seguinte endereço de email <vimagua@vimagua.pt>.
«A Água é a pedra angular do desenvolvimento sustentável. Os recursos hídricos e toda a gama de serviços que a eles se associam são fatores essenciais à redução da pobreza, ao desenvolvimento económico e à sustentabilidade ambiental. Desde alimentação e energia até à saúde das pessoas e do meio-ambiente, a água constitui-se como um fator decisivo ao bem-estar social, ao crescimento inclusivo, afetando quotidiano de biliões de formas de vida», descreve a Organização das Nações Unidas (UN Water), a propósito das comemorações do Dia Mundial da Água.