
Agenda de eventos em Guimarães para o que (muito) falta do mês de junho
O sexto mês do ano vai a meio, mas ainda há muita coisa para ver em Guimarães até ao dia 30 de junho. A Feira Afonsina é um dos eventos a colocar na agenda. Obrigatoriamente.
O mês de junho, em Guimarães, ainda reserva muitas surpresas aos vimaranenses e visitantes, apesar de apenas faltarem treze dias para o calendário virar de página. Caído o pano dos Festivais de Gil Vicente, um ciclo dedicado à arte da representação que se realiza ininterruptamente desde 1987, a atividade cultural centra-se nas comemorações do 887º aniversário da Batalha de São Mamede de 1128 e na sessão solene do 24 de junho.
Outro evento é a Feira Afonsina, certame que tem vindo a consolidar-se e a ampliar-se, aumentando a sua área de intervenção no espaço físico da cidade, bem como o seu número de visitantes. Reserve os dias 26, 27 e 28 de junho para a experiência única que é a Feira Afonsina. Este ano, a temática é a Carta de Confirmação do Foral de Guimarães, outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques em 27 de abril de 1128. A feira vai crescer. São três os novos (e largos) espaços: Largo Condessa do Juncal, Largo da Misericórdia e Largo João Franco.
São quatro as novas áreas temáticas: Acampamento Rural, Praça de Mercar, Tiberna e Largo dos Duques. São novos os visuais: estruturas cenográficas em madeira para estalagens e tabernas. É novo o espaço de fraldário (Largo João Franco). O que não é novo é o rigor histórico, a qualidade dos quadros vivos, a animação, a preocupação com o bem-estar de quem visitará a cidade medieval de Guimarães num fim de semana em que se realiza, igualmente, a Meia Maratona - Corrida dos Conquistadores. | ver agenda cultural de junho 2015